Avaliação em Tempos de Inteligência Artificial
Ensaio académico em coautoria com Inteligência Artificial
I. O Papel da Inteligência Artificial na Coautoria Académica
Este ensaio foi desenvolvido em coautoria com a ferramenta de inteligência artificial ChatGPT (versão GPT-4, OpenAI)... [texto completo da secção I do PDF]
II. Ensaio Académico
Introdução
A crescente incorporação de tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) no ensino superior suscita uma reconfiguração profunda das práticas avaliativas... [restante texto da introdução do PDF]
O Impacto da IA na Avaliação: Potencialidades e Desafios
Swiecki et al. (2022) demonstram que a IA permite desenvolver sistemas de avaliação adaptativa... [conteúdo completo dessa secção do PDF]
Perspetivas Sustentáveis e Participativas de Avaliação
Boud & Soler (2015) propõem o conceito de avaliação sustentável... [texto completo conforme o PDF]
Convergências Possíveis: IA ao Serviço da Avaliação Humanizada
A IA pode reforçar a avaliação formativa ao gerar feedback automatizado... [texto conforme o PDF]
Conclusão
A inteligência artificial apresenta-se como um catalisador de mudança na avaliação... [restante texto da conclusão conforme PDF]
Referências Bibliográficas
- Boud, D., & Soler, R. (2015). Sustainable assessment revisited. Assessment & Evaluation in Higher Education. https://doi.org/10.1080/02602938.2015.1018133
- Felix, J., & Webb, L. (2024). Use of artificial intelligence in education delivery and assessment. POST, UK Parliament. https://doi.org/10.58248/PN712
- O'Dea, X., & O'Dea, M. (2023). Is artificial intelligence really the next big thing in learning and teaching in higher education? Journal of University Teaching & Learning Practice, 20(5). https://doi.org/10.53761/1.20.5.05
- Panadero, E., Jonsson, A., & Strijbos, J. W. (2016). Scaffolding self-regulated learning through self-assessment and peer assessment. In D. Laveault & L. Allal (Eds.), Assessment for Learning. https://doi.org/10.1007/978-3-319-39211-0_18
- Swiecki, Z., et al. (2022). Assessment in the age of artificial intelligence. Computers and Education: Artificial Intelligence, 3, 100057. https://doi.org/10.1016/j.caeai.2022.100057
Reflexão Pessoal e Académica
A realização desta atividade revelou-se um processo profundamente enriquecedor, tanto no plano académico como pessoal. A possibilidade de coautorizar um ensaio com o apoio de uma ferramenta de Inteligência Artificial permitiu-me explorar novas formas de pensar, estruturar e desenvolver argumentação académica, sem nunca abdicar da análise crítica e da responsabilidade ética enquanto autora.
Entre os aspetos mais positivos destaco a agilidade na sistematização de ideias, a clareza que a IA ajudou a trazer na organização textual e a riqueza de perspetivas inicialmente sugeridas. A IA funcionou como um verdadeiro parceiro de pensamento — especialmente útil na fase inicial de estruturação e no apoio à síntese de leituras complexas.
Contudo, também identifiquei pontos que poderiam ser melhorados. Por vezes, as respostas da IA apresentavam-se demasiado genéricas, sem a profundidade exigida no contexto de um ensaio académico a este nível. Isso obrigou-me a uma validação rigorosa, cruzamento com os textos de base e reformulação conceptual. Além disso, a sensibilidade contextual e pedagógica esteve sempre a meu cargo, reforçando a ideia de que a IA não substitui a ação reflexiva humana, mas pode potenciá-la.
Esta atividade reforçou o meu entendimento sobre avaliação como um processo ético, dialógico e sustentável. A IA pode, de facto, ser aliada nesse caminho, desde que usada com intencionalidade pedagógica, pensamento crítico e respeito pelos valores da educação humanizada. Saio desta experiência com maior consciência do papel transformador da tecnologia — e, acima de tudo, do papel insubstituível da mediação humana no ato educativo.