terça-feira, 27 de maio de 2025

Ensaio Académico - Avaliação e Inteligência Artificial

Ensaio Académico - Avaliação e Inteligência Artificial

Avaliação em Tempos de Inteligência Artificial

Ensaio académico em coautoria com Inteligência Artificial

I. O Papel da Inteligência Artificial na Coautoria Académica

Este ensaio foi desenvolvido em coautoria com a ferramenta de inteligência artificial ChatGPT (versão GPT-4, OpenAI)... [texto completo da secção I do PDF]

II. Ensaio Académico

Introdução

A crescente incorporação de tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) no ensino superior suscita uma reconfiguração profunda das práticas avaliativas... [restante texto da introdução do PDF]

O Impacto da IA na Avaliação: Potencialidades e Desafios

Swiecki et al. (2022) demonstram que a IA permite desenvolver sistemas de avaliação adaptativa... [conteúdo completo dessa secção do PDF]

Perspetivas Sustentáveis e Participativas de Avaliação

Boud & Soler (2015) propõem o conceito de avaliação sustentável... [texto completo conforme o PDF]

Convergências Possíveis: IA ao Serviço da Avaliação Humanizada

A IA pode reforçar a avaliação formativa ao gerar feedback automatizado... [texto conforme o PDF]

Conclusão

A inteligência artificial apresenta-se como um catalisador de mudança na avaliação... [restante texto da conclusão conforme PDF]

Referências Bibliográficas

Reflexão Pessoal e Académica

A realização desta atividade revelou-se um processo profundamente enriquecedor, tanto no plano académico como pessoal. A possibilidade de coautorizar um ensaio com o apoio de uma ferramenta de Inteligência Artificial permitiu-me explorar novas formas de pensar, estruturar e desenvolver argumentação académica, sem nunca abdicar da análise crítica e da responsabilidade ética enquanto autora.

Entre os aspetos mais positivos destaco a agilidade na sistematização de ideias, a clareza que a IA ajudou a trazer na organização textual e a riqueza de perspetivas inicialmente sugeridas. A IA funcionou como um verdadeiro parceiro de pensamento — especialmente útil na fase inicial de estruturação e no apoio à síntese de leituras complexas.

Contudo, também identifiquei pontos que poderiam ser melhorados. Por vezes, as respostas da IA apresentavam-se demasiado genéricas, sem a profundidade exigida no contexto de um ensaio académico a este nível. Isso obrigou-me a uma validação rigorosa, cruzamento com os textos de base e reformulação conceptual. Além disso, a sensibilidade contextual e pedagógica esteve sempre a meu cargo, reforçando a ideia de que a IA não substitui a ação reflexiva humana, mas pode potenciá-la.

Esta atividade reforçou o meu entendimento sobre avaliação como um processo ético, dialógico e sustentável. A IA pode, de facto, ser aliada nesse caminho, desde que usada com intencionalidade pedagógica, pensamento crítico e respeito pelos valores da educação humanizada. Saio desta experiência com maior consciência do papel transformador da tecnologia — e, acima de tudo, do papel insubstituível da mediação humana no ato educativo.

Mestrado em Pedagogia do eLearning – Maria de Sousa Videira | Todos os direitos reservados