UC 12093 – Ambientes Virtuais de Aprendizagem

UC 12093 — Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Portefólio Digital académico | Mestrado em Pedagogia do eLearning







🌐 Ambientação Online e Estrutura do Curso

Cara(o) cibernauta,

Seja bem-vinda(o) à unidade curricular Ambientes Virtuais de Aprendizagem do Mestrado em Pedagogia do eLearning. Agradecemos a sua inscrição neste curso e desejamos que o percurso proposto seja motivador, envolvente e promotor de uma experiência online positiva e transformadora.

Ícone Portfólio Atenção: O portfólio final de mestrado com todos os trabalhos e reflexões desta UC está disponível através do botão abaixo.

Com esta unidade curricular, propomos um espaço de aprendizagem onde poderá desenvolver competências para:

  • Compreender a importância dos ecossistemas digitais em rede como espaços de coabitação de diferentes ambientes de aprendizagem;
  • Pesquisar e explorar tecnologias digitais que possibilitem o design pedagógico de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA);
  • Selecionar recursos de aprendizagem adequados a contextos virtuais;
  • Conhecer e aplicar redes sociais e jogos digitais em contextos educativos online;
  • Organizar e implementar um ambiente virtual de aprendizagem pedagógico e funcional.

📘 Leitura inicial recomendada.

Antes de iniciar a exploração dos conteúdos, recomendamos que consulte:

  1. Contrato de Aprendizagem AVA 2025 – disponível em formato livro ou PDF;
  2. eBook: Educação Digital em Rede, de Moreira et al. (2020), texto de apoio central ao longo da UC.
Moreira, J. A., Henriques, S., Barros, D., Goulão, F., & Caeiro, D. (2020). Educação Digital em Rede: Princípios para o Design Pedagógico em Tempos de Pandemia. Lisboa: Edições Universidade Aberta.

💬 Espaço de Comunicação

  • Espaço de Notícias – principais novidades do curso;
  • Espaço de Apresentação – para se apresentar à comunidade virtual durante a primeira semana;
  • Espaço de Ajuda e Feedback – para dúvidas e apoio técnico;
  • Espaço de Discussão do Contrato de Aprendizagem – aberto durante a primeira semana do curso.

📅 Estrutura do Curso por Temas

Tema 1 – Educação Digital e Ecossistemas de Aprendizagem em Rede
(10 a 30 de março de 2025)

Objetivo: Promover a compreensão da Educação Digital e dos Ecossistemas Digitais como espaços integradores de diversos ambientes de aprendizagem.

Plano de Trabalho:

  • Fase 1: Autoaprendizagem (10 a 16 de março);
  • Fase 2A: Discussão assíncrona (17 a 23 de março);
  • Fase 2B: Discussão síncrona via Zoom (27 de março às 19h);
  • Fase 3: Atualização do Portefólio Digital (24 a 30 de março).

Tema 2 – Tecnologias para a Criação de AVA
(31 de março a 4 de maio de 2025)

Objetivo: Explorar o potencial pedagógico de tecnologias digitais de comunicação e plataformas em rede.

Plano de Trabalho:

  • Fase 1: Autoaprendizagem (31 de março a 6 de abril);
  • Fase 2: Discussão (7 a 13 de abril);
  • Fase 3A: Discussão no VideoAnt (21 a 27 de abril);
  • Fase 3B: Discussão síncrona (data a definir);
  • Fase 4: Atualização do Portefólio Digital (28 de abril a 4 de maio).

Tema 3 – Plataformas Digitais, Ambientes Virtuais 3D, Redes Sociais e Jogos Digitais
(5 de maio a 8 de junho de 2025)

Objetivo: Explorar as potencialidades de ambientes digitais 3D, redes sociais e jogos digitais como ferramentas educativas.

Plano de Trabalho:

  • Fase 1: Autoaprendizagem (5 a 11 de maio);
  • Fase 2: Discussão assíncrona (12 a 18 de maio);
  • Fase 3: Missão Virtual Life e debate em AVA 3D (19 a 25 de maio);
  • Fase 4: Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem (26 maio a 1 de junho);
  • Fase 5: Atualização do Portefólio Digital (2 a 8 de junho).

📌 Notas finais

Ao longo do curso, os espaços assíncronos (fóruns, atividades no Padlet ou VideoAnt) e as sessões síncronas via Zoom Colibri serão oportunidades privilegiadas de interação, partilha e construção colaborativa do conhecimento.

Desejamos-te um excelente percurso nesta unidade curricular!


Ícone Portfólio 📁 Aceda ao Portfólio Final de Mestrado

Para consultar todos os trabalhos desenvolvidos, reflexões e produções ao longo desta e de outras unidades curriculares, aceda ao meu portfólio final do mestrado em Pedagogia do eLearning.