Metaversos na Educação
Potencial, limites e cuidados
Desde os anos 2000, com o impacto do Second Life, a utilização de metaversos na educação tem sido objeto de reflexão. Esse entusiasmo arrefeceu na década seguinte, mas ressurgiu nos anos 2020, impulsionado pelo amadurecimento da inteligência artificial, da realidade virtual, pela proliferação das redes sociais e pelo uso massivo dos smartphones — sinais de que o metaverso poderá configurar uma nova geração de redes sociais.
Contudo, este retorno traz também:
- Desinformação;
- Ambiguidades conceituais;
- Promessas não fundamentadas.
Nesse sentido, é urgente clarificar as terminologias e avaliar as potencialidades educativas dos metaversos com base no conhecimento científico-académico. Este estudo recupera princípios de mídias baseadas em ambientes virtuais imersivos e multiutilizadores, discutindo criticamente possibilidades, limites e as precauções necessárias para a sua implementação em contextos educativos.
📙 Ler o artigo completoPortefólio Digital – Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Esta página apresenta o meu Portefólio Digital da UC 12093 – Ambientes Virtuais de Aprendizagem, no âmbito do Mestrado em Pedagogia do eLearning.
Foram desenvolvidas atividades de exploração crítica e prática sobre ecossistemas de aprendizagem em rede, tecnologias digitais, ambientes virtuais de aprendizagem e plataformas educativas.