Ambientes Virtuais de Aprendizagem (2024-2025)-Portefólio Digital


                                                                                                           


 Portefólio Digital – Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Esta página apresenta o meu Portefólio Digital da UC 12093 – Ambientes Virtuais de Aprendizagem, no âmbito do Mestrado em Pedagogia do eLearning.

Ao longo da unidade curricular, foram desenvolvidas atividades de exploração crítica e prática sobre ecossistemas de aprendizagem em rede, tecnologias digitais, ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) e plataformas educativas.

Aqui partilho as minhas reflexões, produções colaborativas e materiais desenvolvidos com foco na inovação pedagógica e na construção de experiências significativas de aprendizagem online.


Ambientes Virtuais de Aprendizagem · MPeL – UAb

Este portefólio académico reúne as publicações desenvolvidas no âmbito da UC Ambientes Virtuais de Aprendizagem (Mestrado em Pedagogia do eLearning – Universidade Aberta). Exploram-se temas como literacia digital, gamificação, ambientes 3D e avaliação online, numa perspetiva crítica, colaborativa e reflexiva.

🧭 Reflexão Final – 1.º Ano do MPeL

Balanço académico, humano e investigativo do percurso na unidade curricular e no mestrado.

➤ Ler mais

🎮 Tema 3 – Plataformas Digitais e Ambientes Virtuais 3D

Exploração do potencial pedagógico dos metaversos, jogos digitais e redes sociais na educação online.

➤ Ler mais

🌐 Tema 2 – Educação Híbrida e Disruptiva

Reflexão crítica sobre pedagogias emergentes e espaços de aprendizagem expandidos.

➤ Ler mais

🛠️ Tecnologias para o Ensino Colaborativo

Ferramentas digitais aplicadas ao trabalho em grupo, fóruns e projetos colaborativos.

➤ Ler mais

⚖️ Ética e Avaliação Digital

Autenticidade, responsabilidade e inclusão como princípios da avaliação no eLearning.

➤ Ler mais

📓 Diário de Bordo – Avaliação e Reflexão

Registo de aprendizagens, decisões e desafios enfrentados ao longo do tema.

➤ Ler mais

🔍 Escolha de Plataformas e Ambientes

Critérios pedagógicos na seleção e construção de ambientes virtuais de aprendizagem.

➤ Ler mais

📘 Literacia Digital e Educação

Desenvolvimento de competências digitais e cidadania ativa no contexto do eLearning.

➤ Ler mais

🌱 Ecossistemas de Educação Digital

Perspetivas conectivistas, espaços híbridos e ambientes de aprendizagem em rede.

➤ Ler mais

🌼 Bem-vindo ao Meu Jardim Digital

Apresentação pessoal e enquadramento da aprendizagem neste espaço académico online.

➤ Ler mais

🧠 Reflexão Final

A unidade curricular Ambientes Virtuais de Aprendizagem foi, para mim, um espaço de descoberta, consolidação e reinvenção enquanto futura especialista em pedagogia do eLearning. Explorar conceitos como ecossistemas digitais, educação híbrida, gamificação e metaversos permitiu-me compreender as múltiplas possibilidades de desenhar experiências formativas mais humanas, interativas e significativas.

Ao longo das atividades, enfrentei desafios como a gestão do tempo em contexto assíncrono e a adaptação a novas ferramentas digitais, mas esses obstáculos acabaram por fortalecer a minha autonomia e literacia tecnológica. Sinto que saio desta UC mais preparada para planear, avaliar e criar ambientes educativos digitais com intencionalidade pedagógica.

O trabalho colaborativo e as reflexões teóricas foram pilares essenciais no meu percurso. A construção deste portefólio digital reflete não só os produtos finais das atividades, mas também o meu crescimento enquanto profissional e aprendente em rede. Esta foi, sem dúvida, uma etapa marcante do meu primeiro ano de mestrado.