Ambientes Virtuais de Aprendizagem (2024-2025)-Portefólio Digital

Metaversos na Educação

Metaversos na Educação

Potencial, limites e cuidados

Publicado em 31 de julho de 2023 • por Romero Tori

Desde os anos 2000, com o impacto do Second Life, a utilização de metaversos na educação tem sido objeto de reflexão. Esse entusiasmo arrefeceu na década seguinte, mas ressurgiu nos anos 2020, impulsionado pelo amadurecimento da inteligência artificial, da realidade virtual, pela proliferação das redes sociais e pelo uso massivo dos smartphones — sinais de que o metaverso poderá configurar uma nova geração de redes sociais.

Contudo, este retorno traz também:

  • Desinformação;
  • Ambiguidades conceituais;
  • Promessas não fundamentadas.

Nesse sentido, é urgente clarificar as terminologias e avaliar as potencialidades educativas dos metaversos com base no conhecimento científico-académico. Este estudo recupera princípios de mídias baseadas em ambientes virtuais imersivos e multiutilizadores, discutindo criticamente possibilidades, limites e as precauções necessárias para a sua implementação em contextos educativos.

📙 Ler o artigo completo
Desafios: ética, privacidade, equidade, inclusão e proteção de dados de jovens
Ética e privacidade; equidade e acesso; inclusão; risco de ampliar desigualdades; proteção de dados de crianças e jovens.

Portefólio Digital – Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Esta página apresenta o meu Portefólio Digital da UC 12093 – Ambientes Virtuais de Aprendizagem, no âmbito do Mestrado em Pedagogia do eLearning.

Foram desenvolvidas atividades de exploração crítica e prática sobre ecossistemas de aprendizagem em rede, tecnologias digitais, ambientes virtuais de aprendizagem e plataformas educativas.

📘 Tema 1 – Literacia Digital

Competências digitais e cidadania ativa no eLearning.

➤ Ler mais

🌱 Tema 1 – Ecossistemas Digitais

Perspetivas conectivistas, espaços híbridos e em rede.

➤ Ler mais

🌐 Tema 2 – Educação Híbrida

Pedagogias emergentes e espaços expandidos.

➤ Ler mais

🛠️ Tecnologias Colaborativas

Ferramentas digitais para trabalho em grupo e fóruns.

➤ Ler mais

🎮 Tema 3 – Ambientes Virtuais 3D

Metaversos, jogos digitais e redes sociais na educação.

➤ Ler mais

🧭 Reflexão Final

Balanço académico, humano e investigativo do 1.º ano do MPeL.

➤ Ler mais