12089 - Metodologia de Investigação em Contextos Online

🧭 Plano de Dissertação

Metodologia de Investigação em Contextos Online (UC 12089)

Céu noturno

"Night sky of Joshua Tree National Park" – Licença CC PDM 1.0

📘 Enquadramento

Esta página reúne as reflexões, decisões metodológicas e fundamentos teóricos que orientam a elaboração do meu plano de dissertação, no âmbito da unidade curricular E-Research: Metodologia de Investigação em Contextos Online, integrada no Mestrado em Pedagogia do eLearning.

A investigação foca-se na construção da presença social em ambientes virtuais de aprendizagem, mobilizando a Teoria da Comunidade de Investigação (CoI) e um enquadramento ético baseado no cuidado, na colaboração e na responsabilidade digital.

Ícone Tema

🎯 Competências Desenvolvidas

  • 🔍 Identificar metodologias qualitativas, quantitativas e mistas adequadas a contextos online.
  • 🔗 Relacionar o objeto de estudo com o desenho metodológico apropriado.
  • 🧭 Refletir eticamente sobre o papel da investigadora em ambientes virtuais.
  • 🧠 Adotar uma postura crítica, colaborativa e rigorosa na construção de saber académico.

A presente página documenta esse percurso, reunindo os elementos estruturantes do plano de dissertação: problemática, objetivos, questões de investigação, referencial teórico e opções metodológicas.

Este é um espaço em evolução contínua, que acompanhará o progresso do meu trabalho de investigação.

🎯 Objetivos da Investigação

Objetivo Descrição
O1 Compreender os elementos que constituem a presença social em ambientes virtuais de aprendizagem.
O2 Explorar os contributos da Teoria da Comunidade de Investigação (CoI) na construção de interações pedagógicas significativas.
O3 Identificar boas práticas pedagógicas associadas à presença social no eLearning.

📅 Linha Cronológica do Projeto

  • Março – Abril: Delimitação da problemática e definição dos objetivos de investigação.
  • Maio – Junho: Levantamento e análise do referencial teórico.
  • Julho – Agosto: Escolha do desenho metodológico e planeamento dos instrumentos de recolha de dados.
  • Setembro – Outubro: Submissão do plano final e preparação do trabalho empírico.

📎 Recursos Complementares

💬 Agradeço a quem desejar acompanhar este processo e contribuir com sugestões, críticas construtivas ou partilhas de experiências. A investigação em pedagogia do eLearning exige não apenas rigor técnico, mas também compromisso humano e ético.