UC 12030 — Processos Pedagógicos em eLearning
Reflexão crítica sobre práticas, ecossistemas digitais e aprendizagem em rede
📚 UC 12091 – Processos Pedagógicos em eLearning
A unidade curricular Processos Pedagógicos em eLearning integra o percurso do Mestrado em Pedagogia do eLearning, desafiando-nos a compreender, analisar e aplicar modelos pedagógicos ajustados aos contextos digitais contemporâneos. Esta página reúne aprendizagens, experiências e reflexões críticas resultantes do trabalho desenvolvido, promovendo um olhar investigativo, ético e centrado no(a) aprendente.
🎯 Objetivos da UC
- 📌 Identificar os princípios orientadores da pedagogia digital e suas implicações na prática educativa online.
- 📌 Analisar diferentes modelos de desenho pedagógico em eLearning, com enfoque na aprendizagem activa e colaborativa.
- 📌 Reflectir criticamente sobre os papéis do docente e do estudante em contextos virtuais de aprendizagem.
- 📌 Explorar práticas inovadoras e estratégias adaptativas para o ensino a distância de qualidade.
📝 Espaço de Reflexão Pessoal
Este espaço será alimentado com registos reflexivos, experiências pedagógicas e contributos teóricos que emergem ao longo da unidade curricular. Cada publicação pretende fomentar o diálogo entre teoria e prática, num percurso de construção profissional e académica em ambientes digitais.