segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Módulo IV. Mediador EFA

Avaliação de Conhecimentos — Tema 1

Módulo I. Contextualização dos Cursos de EFA

Enunciado: Com base nos objetivos que constam no Sistema Nacional de Qualificações (SNQ), fundamente a sua opinião.

Apesar de Portugal ter dado passos importantes na qualificação da sua população, continuamos com um atraso estrutural em relação a outros países europeus. [...]

Conclusão

O SNQ constitui uma estratégia estruturante e indispensável. Permite alinhar Portugal com padrões europeus, reforçar qualificações relevantes e criar melhores condições de vida para os cidadãos. A sua eficácia depende da articulação prática das medidas, mas representa um compromisso com o futuro do país.

Avaliação de Conhecimentos — Tema 2

Módulo II. Enquadramento dos Cursos EFA

Enunciado: Explique o Desenho do Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário (2006) segundo a figura apresentada.

No desenho do Referencial de Competências-Chave, o centro da figura é ocupado pelo “Adulto em situações de vida”. [...]

Conclusão

A análise confirma a pertinência do modelo, ao colocar o adulto no centro e articular áreas de conhecimento, competências técnicas e valores sociais. É um dispositivo coerente com a realidade portuguesa, assegurando percursos úteis, relevantes e alinhados com a sociedade do conhecimento.

Avaliação de Conhecimentos — Tema 3

Módulo III. Características dos Cursos EFA

Enunciado: Em que consistem os referenciais de competências-chave de educação e formação de adultos, quais os seus objetivos e a quem se destinam?

Os Referenciais de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos (RCC-EFA) são instrumentos normativos e pedagógicos [...].

Conclusão

Os RCC-EFA representam um quadro integrador que valoriza a experiência de vida e reconhece a pluralidade de saberes. A investigação mostra que reduzem desigualdades, reforçam cidadania e empregabilidade, sendo um dispositivo estratégico para uma aprendizagem inclusiva e transformadora.

Avaliação de Conhecimentos — Tema 4

Módulo IV. O Mediador EFA

O mediador EFA atua como facilitador e orientador do processo formativo, garantindo a valorização da experiência e o acompanhamento pedagógico do adulto. Para ilustrar esta função, foram produzidos dois trabalhos:

Trabalho 1 — Portefólio Reflexivo de Aprendizagem (PRA)

Documento que organiza a história de vida, as aprendizagens e as evidências do formando, constituindo um instrumento reflexivo de validação e certificação.

📄 Ver PDF completo — Guião PRA

Trabalho 2 — Guia de Utilização do PRA (Formadores)

Guia pedagógico que orienta mediadores e formadores na utilização do PRA, estimulando a autorreflexão, a autonomia e a validação estruturada das competências.

📄 Ver PDF completo — Guia para Formadores

Conclusão

A articulação entre o PRA e o papel do mediador EFA mostra que o processo é mais do que administrativo: é pedagógico e transformador. O adulto é reconhecido como protagonista da aprendizagem, enquanto o mediador assegura coerência, motivação e valorização de experiências, criando percursos que conciliam certificação e identidade pessoal.