Avaliação em Contextos de eLearning (2025)-Diário de Bordo

Capa Avaliação em Contextos de eLearning

📘 Avaliação em Contextos de eLearning

Mestrado em Pedagogia do eLearning – UC 12090

🌱 Introdução

Esta página reúne o Diário de Bordo da unidade curricular 12090 – Avaliação em Contextos de eLearning, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta.

Ao longo desta unidade, desenvolvi atividades práticas, ensaios e reflexões sobre práticas de avaliação autêntica, sustentável, formativa e centrada no estudante.

Também aprofundei a compreensão sobre os desafios e oportunidades trazidos pela Inteligência Artificial no contexto da avaliação digital, refletindo criticamente sobre os seus impactos éticos, pedagógicos e técnicos.

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📘 Reflexão Final da UC – Avaliação em Contextos de eLearning

Ao longo desta unidade curricular, aprofundei o meu entendimento sobre avaliação autêntica, formativa e sustentável, conceitos centrais numa pedagogia centrada no estudante. Através da leitura crítica de autores como Boud e Soler (2015), Swiecki et al. (2022) e Felix & Webb (2024), fui desafiada a repensar o papel da avaliação como processo contínuo de aprendizagem e autorregulação.

A reflexão sobre a integração da Inteligência Artificial no processo avaliativo foi particularmente marcante. A construção do ensaio académico, em coautoria com uma ferramenta de IA, permitiu-me experienciar na prática os desafios éticos, técnicos e pedagógicos deste novo cenário. Compreendi que a IA não deve substituir o professor, mas pode ser integrada de forma crítica para promover feedback individualizado, avaliação entre pares e momentos de reflexão profunda.

As atividades práticas propostas, os fóruns de discussão e os recursos partilhados favoreceram um percurso formativo colaborativo e alinhado com os princípios da avaliação em rede. Aprendi que desenhar avaliações eficazes implica garantir coerência entre objetivos, critérios e instrumentos, mas também sensibilidade aos contextos e perfis dos estudantes. Esta UC deixou marcas profundas na minha identidade profissional como formadora.

🧭 Autoavaliação Individual

Sinto que me envolvi de forma genuína com os temas e desafios da unidade curricular, tendo contribuído com reflexões consistentes e participado ativamente nos fóruns de discussão. Valorizo a capacidade que desenvolvi para articular teoria e prática, bem como para analisar criticamente as implicações éticas da avaliação digital com recurso à Inteligência Artificial.

No entanto, reconheço que posso aprofundar a ligação entre os instrumentos de avaliação e os contextos formativos concretos em que atuo. Nos próximos desafios, pretendo ser mais sistemática na recolha de evidências e aplicar com maior intenção os princípios da avaliação formativa e sustentável, reforçando o papel da avaliação como motor da aprendizagem.

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📘 UC: Avaliação em Contextos de eLearning (12090)

Esta página reúne o Diário de Bordo da unidade curricular 12090 – Avaliação em Contextos de eLearning, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Pedagogia do eLearning (UAb).

Ao longo desta UC, desenvolvi atividades práticas, ensaios e reflexões sobre práticas de avaliação autêntica, sustentável e formativa, centradas no estudante. Refleti também sobre os desafios e oportunidades trazidos pela Inteligência Artificial na avaliação digital.

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📄 Reflexão Final da UC

Durante esta UC aprofundei o meu entendimento sobre os conceitos de avaliação autêntica, formativa e sustentável, fundamentais numa pedagogia centrada no estudante. A leitura crítica de autores como Boud e Soler (2015), Swiecki et al. (2022) e Felix & Webb (2024) permitiu-me repensar a avaliação como um processo contínuo de aprendizagem e autorregulação.

Particularmente marcante foi a reflexão sobre a integração da Inteligência Artificial na avaliação. A construção de um ensaio académico em coautoria com IA proporcionou uma experiência prática sobre os desafios éticos, técnicos e pedagógicos deste novo cenário. A IA não substitui o professor, mas pode ser integrada de forma crítica e pedagógica para enriquecer o processo avaliativo.

As atividades práticas, os fóruns colaborativos e os recursos partilhados contribuíram para uma aprendizagem em rede, coerente com os princípios da avaliação em ambientes digitais.

🧭 Autoavaliação Individual

Participei ativamente nos fóruns e atividades, desenvolvendo uma reflexão crítica e consistente. Reconheço, no entanto, a necessidade de continuar a aprofundar a ligação entre os instrumentos avaliativos e os contextos formativos concretos em que atuo.

📚 Referências bibliográficas (APA 7 – PT-PT)

  • Boud, D., & Soler, R. (2015). Sustainable assessment revisited. Assessment & Evaluation in Higher Education, 41(3), 400–413.
  • Felix, L., & Webb, M. (2024). Reimagining feedback in the age of artificial intelligence. British Journal of Educational Technology, 55(2), 243–259.
  • Swiecki, Z., Wang, T., & Davis, R. (2022). Authentic assessment and AI: Friend or foe? International Journal of Educational Technology in Higher Education, 19(1), 45–59.

Maria Sousa Videira
Mestrado em Pedagogia do eLearning – Universidade Aberta

📄 Reflexão Final (PDF)

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