📊 MPeL – Avaliação em Contextos de eLearning (2025)
Criado com apoio de Inteligência Artificial
📺 Recursos Iniciais
🎥 | Vídeo introdutório |
📌 | Fórum de Notícias |
📘 | Contrato de Aprendizagem (formato livro) |
🗣️ | Fórum de Apreciação do Contrato |
👤 | Fórum de Apresentação |
📝 | Fórum E-portefólio / Diário de Bordo |
🔍 | Autoavaliação e Avaliação entre Pares – 1 mensagem não lida |
📘 Tema 1 – Avaliação Pedagógica: Caminhos de Mudança 👉 Aceder
📅 Período: 13 a 28 de março
🎯 Competências a Desenvolver
- Analisar a evolução do conceito de avaliação pedagógica.
- Caracterizar a avaliação como processo de apoio à aprendizagem.
- Estabelecer pontes entre os princípios teóricos e práticas avaliativas na educação superior.
📌 Orientações de Trabalho
- Formar pares e registar os nomes no fórum da atividade.
- Ler e analisar os textos recomendados.
- Redigir um texto de 500 palavras com as ideias principais e articulação entre os textos (até 25 de março).
- Debater os textos em fórum (25 a 28 de março).
📚 Textos Recomendados
Pinto, J. (2016) – A avaliação em educação
📖 Ler artigo
Boud, D. (2020) – Retos en la reforma de la evaluación
📖 Ler artigo
💬 Fóruns em Destaque
- 📢 Fórum da Atividade 3 – 9 mensagens não lidas
- 📢 Fórum da Atividade 1 – 4 mensagens não lidas
- 👥 Fóruns por pares: Par A até Par J
Atividade realizada: Ver Fórum
✅ Bom trabalho a todos e boa reflexão sobre as práticas de avaliação no eLearning!
🧭 Este painel foi organizado com o objetivo de acompanhar, de forma estruturada e acessível, o percurso realizado na unidade curricular. As atividades, fóruns e leituras aqui apresentados constituem parte integrante do meu diário de bordo e fundamentam as reflexões críticas publicadas ao longo do semestre.