quarta-feira, 26 de março de 2025

Navegação e Recursos da UC – Avaliação em Contextos de eLearning

📊 MPeL – Avaliação em Contextos de eLearning (2025)

Criado com apoio de Inteligência Artificial

📺 Recursos Iniciais

🎥Vídeo introdutório
📌Fórum de Notícias
📘Contrato de Aprendizagem (formato livro)
🗣️Fórum de Apreciação do Contrato
👤Fórum de Apresentação
📝Fórum E-portefólio / Diário de Bordo
🔍Autoavaliação e Avaliação entre Pares1 mensagem não lida

📘 Tema 1 – Avaliação Pedagógica: Caminhos de Mudança 👉 Aceder

📅 Período: 13 a 28 de março

🎯 Competências a Desenvolver

  • Analisar a evolução do conceito de avaliação pedagógica.
  • Caracterizar a avaliação como processo de apoio à aprendizagem.
  • Estabelecer pontes entre os princípios teóricos e práticas avaliativas na educação superior.

📌 Orientações de Trabalho

  1. Formar pares e registar os nomes no fórum da atividade.
  2. Ler e analisar os textos recomendados.
  3. Redigir um texto de 500 palavras com as ideias principais e articulação entre os textos (até 25 de março).
  4. Debater os textos em fórum (25 a 28 de março).

📚 Textos Recomendados

Pinto, J. (2016)A avaliação em educação 📖 Ler artigo
Boud, D. (2020)Retos en la reforma de la evaluación 📖 Ler artigo

💬 Fóruns em Destaque

  • 📢 Fórum da Atividade 3 – 9 mensagens não lidas
  • 📢 Fórum da Atividade 1 – 4 mensagens não lidas
  • 👥 Fóruns por pares: Par A até Par J

Atividade realizada: Ver Fórum

Bom trabalho a todos e boa reflexão sobre as práticas de avaliação no eLearning!

🧭 Este painel foi organizado com o objetivo de acompanhar, de forma estruturada e acessível, o percurso realizado na unidade curricular. As atividades, fóruns e leituras aqui apresentados constituem parte integrante do meu diário de bordo e fundamentam as reflexões críticas publicadas ao longo do semestre.