segunda-feira, 31 de março de 2025

Abordagens Pedagógicas em e-Learning

🧭 Plano de Dissertação | Metodologia de Investigação em Contextos Online (UC 12089)

Céu noturno no Joshua Tree National Park
"Night sky of Joshua Tree National Park" – Imagem sob licença CC PDM 1.0

Breve Enquadramento:

Esta página reúne as reflexões, decisões metodológicas e fundamentos teóricos que orientam a elaboração do meu plano de dissertação, no contexto da unidade curricular E-Research: Metodologia de Investigação em Contextos Online, integrada no Mestrado em Pedagogia do eLearning.

A investigação foca-se na construção da presença social em ambientes virtuais de aprendizagem, mobilizando a Teoria da Comunidade de Investigação (CoI) e um enquadramento ético baseado no cuidado, na colaboração e na responsabilidade digital.

Ícone Fórum Tema 3

Ao longo desta unidade, aprofundei os princípios da investigação em ambientes digitais, desenvolvendo competências para:

  • Identificar metodologias qualitativas, quantitativas e mistas aplicáveis a contextos online;
  • Relacionar objeto de estudo com desenho metodológico adequado;
  • Refletir eticamente sobre o papel da investigadora em ambientes virtuais;
  • Adotar uma postura crítica, colaborativa e rigorosa na construção de saber académico.

A presente página documenta esse percurso, reunindo os elementos estruturantes do plano de dissertação: problemática, objetivos, questões de investigação, referencial teórico e opções metodológicas. Este é um espaço em evolução contínua, que acompanhará o progresso do meu trabalho de investigação.

Agradeço a todos os que desejarem acompanhar este processo e contribuir com sugestões, críticas construtivas ou simples partilhas de experiências. A investigação em pedagogia do eLearning exige não apenas rigor técnico, mas também compromisso humano e ético.


📚 Trabalho de Grupo – Equipa Vermelha | Parte 1

        Imagem crida por IA

No âmbito da unidade curricular Processos Pedagógicos em eLearning, partilhamos o resultado da primeira parte do trabalho colaborativo da Equipa Vermelha, onde explorámos diversas abordagens pedagógicas no contexto do e-learning e refletimos sobre o papel transformador do professor online.

Com um abraço digital,

Maria 🌱