terça-feira, 18 de março de 2025

Diário de Bordo

Diário de Investigação

Imagem criada por IA

Avaliação em Contextos de e-Learning.

Este espaço digital é dedicado à partilha de reflexões, estudos, atividades e projetos desenvolvidos no âmbito da unidade curricular "Avaliação em Contextos de e-Learning", sob a orientação científica da Prof.ª Doutora Lúcia Amante, no quadro do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta.

A avaliação assume, nesta unidade, um papel dinâmico e multidimensional, convocando-nos a analisar criticamente modelos avaliativos inovadores, práticas de feedback formativo e instrumentos digitais de monitorização da aprendizagem em ambientes virtuais.

Com base numa abordagem construtivista e colaborativa, a UC incentiva a produção de conhecimento aplicado, o debate ético sobre a avaliação digital e o desenvolvimento de competências para desenhar estratégias avaliativas mais justas, inclusivas e contextualizadas.

“Avaliar não é apenas medir resultados — é acompanhar percursos, reconhecer aprendizagens e valorizar os processos de construção do saber.”

Ao longo das próximas publicações, convido-vos a acompanhar este diário académico-investigativo, que pretende documentar uma prática pedagógica informada, crítica e comprometida com os desafios da educação digital.

📩 Com estima académica e profissional,
Maria Sousa Videira 🌱