quinta-feira, 1 de maio de 2025

12093_24_01 TEMA 2- TECNOLOGIAS PARA A CRIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

📘 Tema 2 – Tecnologias para a Criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Tecnologias em AVA

Unidade Curricular: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Período: 31 de março a 04 de maio de 2025


🔍 Sinopse e Objetivos de Aprendizagem

A variedade de tecnologias digitais tem impulsionado práticas pedagógicas mais dinâmicas e centradas no estudante. Este tema propõe a exploração do potencial dessas ferramentas na criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), com ênfase não apenas nas funcionalidades técnicas, mas sobretudo nos critérios pedagógicos que orientam sua escolha e aplicação.

A rápida evolução das ferramentas digitais requer uma literacia tecnológica crítica por parte dos educadores, que devem ser capazes de adaptar recursos às finalidades formativas, aos contextos e às características dos estudantes.

🎯 Objetivos de Aprendizagem

  • Explorar tecnologias relevantes para o design pedagógico de AVAs;
  • Selecionar ferramentas digitais adequadas ao contexto e objetivo educativo;
  • Integrar tecnologias síncronas e assíncronas numa lógica formativa coerente.

🗂️ Plano de Trabalho

  • Fase 1 – Autoaprendizagem: 31 de março a 06 de abril
    Estudo individual com leituras, vídeos e atividades reflexivas partilhadas na plataforma.
  • Fase 2 – Fórum de Discussão: 07 a 13 de abril
    Partilha e confronto de ideias com colegas na Sala Virtual 2.
  • Fase 3A – Anotação com VideoAnt: 21 a 27 de abril
    Exploração crítica de vídeo através de ferramenta de anotação colaborativa.
  • Fase 3B – Sessão Síncrona (opcional): Data a definir
    Sessão online para aprofundamento e esclarecimento.
  • Fase 4 – Atualização do Portefólio: 28 de abril a 04 de maio
    Organização e publicação das aprendizagens desenvolvidas ao longo do tema.

💡 Tecnologias Digitais Interativas

Foram analisadas e testadas diferentes plataformas e ferramentas que promovem ambientes de aprendizagem mais comunicativos, personalizáveis e envolventes.

  • Comunicação: Zoom, Colibri, Microsoft Teams, Google Meet, fóruns Moodle
  • Plataformas de ensino: Moodle, Canvas, Google Classroom
  • Anotação colaborativa: VideoAnt
  • LMS com gamificação e feedback: Ferramentas que oferecem visualização de progresso, motivação e personalização.

Publicado por Maria Sousa Videira | Mestrado em Pedagogia do E-learning | Abril 2025