📘 Tema 2 – Tecnologias para a Criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Unidade Curricular: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Período: 31 de março a 04 de maio de 2025
🔍 Sinopse e Objetivos de Aprendizagem
A variedade de tecnologias digitais tem impulsionado práticas pedagógicas mais dinâmicas e centradas no estudante. Este tema propõe a exploração do potencial dessas ferramentas na criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), com ênfase não apenas nas funcionalidades técnicas, mas sobretudo nos critérios pedagógicos que orientam sua escolha e aplicação.
A rápida evolução das ferramentas digitais requer uma literacia tecnológica crítica por parte dos educadores, que devem ser capazes de adaptar recursos às finalidades formativas, aos contextos e às características dos estudantes.
🎯 Objetivos de Aprendizagem
- Explorar tecnologias relevantes para o design pedagógico de AVAs;
- Selecionar ferramentas digitais adequadas ao contexto e objetivo educativo;
- Integrar tecnologias síncronas e assíncronas numa lógica formativa coerente.
🗂️ Plano de Trabalho
- Fase 1 – Autoaprendizagem: 31 de março a 06 de abril
Estudo individual com leituras, vídeos e atividades reflexivas partilhadas na plataforma. - Fase 2 – Fórum de Discussão: 07 a 13 de abril
Partilha e confronto de ideias com colegas na Sala Virtual 2. - Fase 3A – Anotação com VideoAnt: 21 a 27 de abril
Exploração crítica de vídeo através de ferramenta de anotação colaborativa. - Fase 3B – Sessão Síncrona (opcional): Data a definir
Sessão online para aprofundamento e esclarecimento. - Fase 4 – Atualização do Portefólio: 28 de abril a 04 de maio
Organização e publicação das aprendizagens desenvolvidas ao longo do tema.
💡 Tecnologias Digitais Interativas
Foram analisadas e testadas diferentes plataformas e ferramentas que promovem ambientes de aprendizagem mais comunicativos, personalizáveis e envolventes.
- Comunicação: Zoom, Colibri, Microsoft Teams, Google Meet, fóruns Moodle
- Plataformas de ensino: Moodle, Canvas, Google Classroom
- Anotação colaborativa: VideoAnt
- LMS com gamificação e feedback: Ferramentas que oferecem visualização de progresso, motivação e personalização.
Publicado por Maria Sousa Videira | Mestrado em Pedagogia do E-learning | Abril 2025