segunda-feira, 26 de maio de 2025

📌 TEMA 3 – Plataformas Digitais, Ambientes Virtuais 3D, Redes Sociais e Jogos Digitais

📌 TEMA 3 – Plataformas Digitais, Ambientes Virtuais 3D, Redes Sociais e Jogos Digitais

UC 12093_24_01 – Ambientes Virtuais de Aprendizagem
📅 05 de maio a 08 de junho de 2025

🌐 Sinopse e Objetivos de Aprendizagem

Este tema propõe uma exploração aprofundada das plataformas digitais, ambientes virtuais 3D, redes sociais e jogos digitais, promovendo o seu uso consciente e criativo na construção de experiências educativas inovadoras e inclusivas.

📋 Plano de Trabalho

  • FASE 1: Autoaprendizagem (05 a 11 de maio)
  • FASE 2: Discussão em Fórum (12 a 18 de maio)
  • FASE 3: Missão VirtualLIFE no Second Life (20 de maio)
  • FASE 4: Desenvolvimento de AVA 3D (26 maio a 01 junho)
  • FASE 5: Atualização do Portefólio Digital (02 a 08 junho)

🎮 Jogos Digitais e Aprendizagem

A aprendizagem através de jogos digitais envolve elementos como imersão, agência, ludicidade, narrativa e gamificação. Este tema desafia-nos a incorporar estes conceitos de forma crítica no desenho pedagógico.

🧠 Reflexão Académica: A Experiência no Second Life

A Missão VirtualLIFE 2025 permitiu-me vivenciar um ambiente tridimensional colaborativo, refletindo sobre a sua aplicabilidade no contexto educativo. O Second Life apresentou-se como um espaço de aprendizagem simbólica e social, onde o conceito de presença digital se materializa de forma envolvente.

Tori (2023) destaca que o metaverso deve ser integrado de forma crítica. Devemos considerar a presença social, cognitiva e pedagógica (Garrison et al., 2000) como pilares essenciais da inovação significativa.

Captura da Missão VirtualLIFE

🖼️ Participação no ambiente virtual 3D – Second Life

📚 Referências

  • Garrison, D. R., Anderson, T., & Archer, W. (2000). The Internet and Higher Education, 2(2–3), 87–105. DOI
  • Schlemmer, E., & Moreira, J. A. (2020). Educação & Realidade, 45(4), e98378. DOI
  • Tori, R. (2023). Metaverso, realidade virtual e educação. São Paulo: Penso.