📌 TEMA 3 – Plataformas Digitais, Ambientes Virtuais 3D, Redes Sociais e Jogos Digitais
UC 12093_24_01 – Ambientes Virtuais de Aprendizagem
📅 05 de maio a 08 de junho de 2025
🌐 Sinopse e Objetivos de Aprendizagem
Este tema propõe uma exploração aprofundada das plataformas digitais, ambientes virtuais 3D, redes sociais e jogos digitais, promovendo o seu uso consciente e criativo na construção de experiências educativas inovadoras e inclusivas.
📋 Plano de Trabalho
- FASE 1: Autoaprendizagem (05 a 11 de maio)
- FASE 2: Discussão em Fórum (12 a 18 de maio)
- FASE 3: Missão VirtualLIFE no Second Life (20 de maio)
- FASE 4: Desenvolvimento de AVA 3D (26 maio a 01 junho)
- FASE 5: Atualização do Portefólio Digital (02 a 08 junho)
🎮 Jogos Digitais e Aprendizagem
A aprendizagem através de jogos digitais envolve elementos como imersão, agência, ludicidade, narrativa e gamificação. Este tema desafia-nos a incorporar estes conceitos de forma crítica no desenho pedagógico.
🧠 Reflexão Académica: A Experiência no Second Life
A Missão VirtualLIFE 2025 permitiu-me vivenciar um ambiente tridimensional colaborativo, refletindo sobre a sua aplicabilidade no contexto educativo. O Second Life apresentou-se como um espaço de aprendizagem simbólica e social, onde o conceito de presença digital se materializa de forma envolvente.
Tori (2023) destaca que o metaverso deve ser integrado de forma crítica. Devemos considerar a presença social, cognitiva e pedagógica (Garrison et al., 2000) como pilares essenciais da inovação significativa.
🖼️ Participação no ambiente virtual 3D – Second Life