segunda-feira, 5 de maio de 2025

3. E-Research | Metodologia de Investigação em Contextos Online: plano de dissertação em pedagogia do elearning








🧭 E-Research | Plano de Dissertação em Pedagogia do eLearning

"Night sky of Joshua Tree National Park" – Imagem sob licença CC PDM 1.0 | Wikimedia Commons

Este espaço serve de ponto de partida para o desenvolvimento do meu plano de dissertação, no âmbito do Mestrado em Pedagogia do eLearning (MPeL). Em regime parcial (2024–2026), o projeto propõe-se a investigar a presença social como elemento estruturante da mediação pedagógica em ambientes virtuais.

📘 Fundamentação Teórica

  • Community of Inquiry (Garrison, Anderson & Archer, 1999, 2010) — modelo que articula presença social, cognitiva e de ensino.
  • Vygotsky (1978) — mediação social e zona de desenvolvimento proximal.
  • Siemens (2005) — teoria do conectivismo aplicada à aprendizagem digital.
  • Tronto (1993) — ética do cuidado como lente para a responsabilidade investigativa.
  • Anderson & Kanuka (2003) — e-research como contexto metodológico contemporâneo.

🎯 Problema de Investigação e Objetivos

Problema: De que forma a presença social contribui para uma mediação pedagógica eficaz em ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior?

Objetivos:

  • Investigar o papel da presença social na aprendizagem online.
  • Analisar a sua influência nas interações aluno-docente e aluno-aluno.
  • Explorar a relação entre presença social e motivação/aprendizagem significativa.

🧪 Metodologia

  • Abordagem: Qualitativa, exploratória.
  • Método: Estudo de caso.
  • Técnicas: Análise de interações em fóruns de Moodle e entrevistas semiestruturadas.
  • Instrumentos: Grelha de análise temática; software de codificação (ex: NVivo).
  • Critérios éticos: Consentimento informado, anonimização dos dados, aprovação institucional.

🗓️ Cronograma Proposto (2024–2026)

Fase Período
Revisão da literatura Setembro – Dezembro 2024
Desenho metodológico Janeiro – Março 2025
Recolha de dados Abril – Junho 2025
Análise e discussão Julho – Novembro 2025
Redação e entrega final Janeiro – Março 2026

🛡️ Considerações Éticas

A investigação será pautada por uma ética da responsabilidade ampliada, à luz de Tronto (1993), com atenção à proteção dos dados, consentimento informado, equidade entre participantes e reflexividade contínua. As práticas seguirão ainda as diretrizes da UNESCO (2021) no que toca à ética digital.

"A investigação em ambientes digitais é, acima de tudo, um compromisso com o cuidado, a escuta e a transformação." — Maria de Sousa Videira