🎮 Tema 3 – Plataformas Digitais, Ambientes Virtuais 3D, Redes Sociais e Jogos Digitais
Unidade Curricular: Ambientes Virtuais de Aprendizagem | UC 12093_24_01
Período de realização: 05 de maio a 08 de junho de 2025
📌 Sinopse e Objetivos de Aprendizagem
Este tema tem como propósito explorar criticamente o potencial pedagógico de diferentes recursos digitais em contextos de eLearning. O foco recai sobre as plataformas digitais de aprendizagem, os ambientes virtuais tridimensionais (3D), as redes sociais e os jogos digitais, compreendidos como ecossistemas capazes de promover aprendizagens significativas, imersivas e interativas.
🗂️ Plano de Trabalho
- Fase 1 – Autoaprendizagem (05 a 11 de maio)
Leitura, análise e visualização dos recursos disponibilizados. As reflexões individuais darão origem à discussão coletiva na fase seguinte. - Fase 2 – Discussão (12 a 18 de maio)
Participação ativa nos fóruns da Sala de Aula Virtual 2, promovendo o debate sobre os conceitos-chave, experiências e aplicações pedagógicas. - Fase 3 – Missão Virtual Life (19 a 25 de maio)
Exploração e participação em ambiente virtual 3D. Discussão síncrona agendada para 20 de maio, às 18h (hora de Portugal continental). - Fase 4 – Criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (26 de maio a 01 de junho)
Desenvolvimento prático e criativo de um espaço digital com intencionalidade pedagógica. - Fase 5 – Atualização do Portefólio Digital (02 a 08 de junho)
Integração dos trabalhos desenvolvidos e das aprendizagens construídas ao longo do tema.
🧠 Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais e Ambientes Imersivos
A gamificação e o uso de jogos digitais são abordagens emergentes na educação, com grande potencial para o desenvolvimento de competências cognitivas, colaborativas e criativas. A articulação entre ludicidade e intencionalidade pedagógica é fundamental para que estas experiências se tornem significativas.
Recursos em Destaque:
- 🎲 Relações entre jogos digitais e aprendizagem
- 🌐 Metaversos na Educação
- 💡 Ambientes de Aprendizagem Imersivos
- 📘 Aprender e Ensinar em Contexto Híbrido
🧭 Fórum: Metaversos na Educação
“O uso de metaversos na educação vem sendo discutido desde a primeira onda de interesse por essa mídia, trazida pelo sucesso do Second Life nos anos 2000. Após um período de arrefecimento, o interesse regressa impulsionado pelas tecnologias de IA, realidade virtual e ubiquidade dos dispositivos móveis. No entanto, o entusiasmo atual deve ser acompanhado por uma análise crítica e esclarecimento conceitual.”
Desafio: organizar conceitos e discutir possibilidades educacionais com base em evidência académica, tal como propõe Romero Tori.
🚀 Missão Virtual Life 2025
A participação na missão Virtual Life 2025 será uma oportunidade única para vivenciar a aprendizagem em contexto 3D. A simulação e interação em ambientes digitais imersivos permite uma abordagem experiencial, com potencial para desenvolver competências de autonomia, cooperação e resolução de problemas.
Data da sessão síncrona em 3D: 20 de maio, às 18h (Portugal)
🎓 Conclusão e Reflexão Final
O tema 3 reforça a importância de uma pedagogia digital crítica e criativa. A introdução de plataformas interativas, mundos virtuais e jogos digitais no contexto educativo não é apenas uma questão de inovação tecnológica, mas de reconfiguração dos modos de ensinar, aprender e estar em rede.
O potencial transformador destes ambientes depende da mediação docente, do desenho pedagógico e da ética no uso das tecnologias. A aprendizagem digital deve ser inclusiva, significativa e orientada por princípios de equidade e participação ativa.
Maria de Sousa Videira
UC Ambientes Virtuais de Aprendizagem | 2025
📚 Referências (APA 7 – PT-PT)
- Conrad, D., & Openo, J. (2018). Assessment Strategies for Online Learning. Athabasca University Press.
- Rede Europeia de Educação Digital. (2021). Plano de Ação para a Educação Digital (2021–2027). Comissão Europeia.
- Tori, R. (2021). Metaverso: uma perspectiva educacional. Universidade de São Paulo.
- Gee, J. P. (2003). What Video Games Have to Teach Us About Learning and Literacy. Palgrave Macmillan.