quarta-feira, 4 de junho de 2025

🌐 Reconfigurar a Formação: A Pedagogia da Presença em Plataformas e Ambientes Digitais

🌐 Ambientação Online e Estrutura da Ação Formativa

É com entusiasmo que dou início à ação formativa que criei no âmbito da unidade curricular Ambientes Virtuais de Aprendizagem do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta. Intitulada Reconfigurar a Formação: A Pedagogia da Presença em Plataformas e Ambientes Digitais, esta proposta foi desenhada como um laboratório pedagógico online que promove a inovação, a mediação e a presença, enquanto elementos fundamentais na transformação das práticas educativas digitais.

Ao longo deste percurso, procurei estruturar um ambiente de aprendizagem virtual que:

  • Potencie a compreensão crítica da presença social como elemento estruturante da aprendizagem em rede;
  • Estimule a exploração de ferramentas digitais para a criação de ambientes interativos e inclusivos;
  • Valorize a curadoria de recursos com base na intencionalidade pedagógica e diversidade dos públicos;
  • Incentive a análise de ambientes híbridos e imersivos, incluindo redes sociais, jogos e espaços colaborativos;
  • Culmine com a conceção e implementação de uma e-atividade formativa, sustentada em pressupostos pedagógicos sólidos e alinhada com os objetivos de formação.

📌 Primeiras Orientações aos Participantes

  1. Ler atentamente o Contrato de Aprendizagem (já disponível em PDF);
  2. Consultar os recursos de apoio disponíveis na plataforma, com destaque para o eBook base e materiais por tema;
  3. Organizar o espaço pessoal de estudo, garantindo uma participação contínua e reflexiva;
  4. Integrar-se nas comunidades digitais de apoio e partilha, desde a ambientação inicial.

🔍 Tema 1: Educação Digital e Ecossistemas de Aprendizagem em Rede

Nesta primeira fase, promovi uma atividade formativa de reflexão sobre o Plano de Ação para a Educação Digital da Comissão Europeia, em articulação com os conceitos desenvolvidos no Tema 1. Os participantes foram convidados a:

  • Identificar os princípios orientadores do plano;
  • Relacionar esses princípios com os desafios atuais da educação digital;
  • Analisar implicações para a prática pedagógica em contextos online.

🧠 Tarefa Proposta no Fórum

Partilhar uma análise crítica ao plano, destacando:

  • Potencialidades e limitações em contexto nacional;
  • Conexões com o Modelo Pedagógico Virtual da UAb;
  • Ideias-chave a integrar no portefólio digital.

📘 Contrato de Aprendizagem

📎 Aceder ao Contrato de Aprendizagem em PDF

📚 Referências Principais do Tema 1

  • Comissão Europeia. Plano de Ação para a Educação Digital.
  • Moreira, J. A., et al. (2020). Educação digital em rede: Princípios para o design pedagógico em tempos de pandemia.

✨ Reflexão Final

Este percurso desafia-me a reconfigurar a minha própria prática como formadora, promovendo uma pedagogia da presença ativa, crítica e transformadora. É nesta articulação entre pensamento e ação, teoria e prática, que se constrói uma formação digital com sentido e com impacto.

Com um abraço académico e digital,
Maria de Sousa Videira · MPeL – Universidade Aberta · 2024/2025