A atividade que vos propomos é a de analisarem o texto referenciado de Pierre Lévy [Cibercultura, originalmente publicado em 1997, e, entre 14 e 17 de novembro, apresentarem nos vossos blogs individuais um comentário sobre a noção de cibercultura, tal como defendida por Lévy e interpretada por vocês à luz da evolução dos últimos 25 anos, que inclua a indicação de três exemplos significativos. Deverão indicar no fórum de apoio abaixo, especialmente criado para este tema, os links para os vossos blog posts."
CIBERCULTURA-
Pierre Lévy, na sua obra Cibercultura (1997), apresenta uma visão inovadora sobre os impactos das tecnologias digitais na sociedade, propondo que a cibercultura é o resultado da convergência entre as tecnologias da informação e as práticas culturais emergentes. Para Lévy, esta nova cultura caracteriza-se pela interconexão, inteligência coletiva e virtualização, que transformam profundamente a forma como as pessoas comunicam, aprendem e produzem conhecimento.Noção de Cibercultura e sua Relevância Atual
A noção de cibercultura defendida por Lévy enfatiza a ideia de uma sociedade interconectada, onde as tecnologias digitais promovem uma inteligência coletiva. Esta inteligência não reside apenas nos indivíduos, mas na partilha de conhecimentos que acontece de forma dinâmica e colaborativa em rede. Para Lévy, a virtualização não implica uma alienação, mas sim a transformação de processos e estruturas físicas em sistemas simbólicos e interativos.
Passados 25 anos, a visão de Lévy permanece surpreendentemente atual, especialmente à luz de três fenómenos significativos:
Redes Sociais e o Impacto na Comunicação
As redes sociais, como Facebook, Twitter (agora X) e Instagram, são exemplos claros da concretização da interconexão e da inteligência coletiva. Estas plataformas possibilitam a partilha instantânea de ideias e conhecimentos, mas também revelam desafios não previstos, como a polarização e a propagação de desinformação, questões que complicam a utopia de uma inteligência coletiva plenamente positiva.
Aprendizagem Online e o e-Learning
O e-Learning reflete uma aplicação prática da virtualização e da interconexão na educação. Ferramentas como Moodle, Khan Academy ou Coursera permitem a milhões de pessoas aceder ao conhecimento de forma flexível e democrática. Esta transformação foi especialmente visível durante a pandemia de COVID-19, que acelerou a adoção de modelos híbridos e digitais de ensino.