quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Unidade III - Atividade 6 Fórum de Debate sobre o Futuro da Aprendizagem O que será a sua vida daqui a 10 anos? Fórum de Debate sobre o Futuro da Aprendizagem

 

O que será a sua vida daqui a 10 anos?

por Maria Isilia Pereira de Sousa Videira - 
Número de respostas: 10

1. O que será a sua vida daqui a 10 anos? Visionando o seu lar, passatempos, família e amigos.

Daqui a 10 anos, a sociedade e as tecnologias estarão ainda mais interligadas, e a vida quotidiana será profundamente impactada pelas inovações nas áreas da educação e da tecnologia de dados. O nosso lar poderá ser mais inteligente, com dispositivos integrados que facilitam não só a gestão do ambiente doméstico, mas também o processo de aprendizagem contínua. Tecnologias como a inteligência artificial e a realidade aumentada poderão estar presentes no ambiente familiar, oferecendo recursos educativos acessíveis e personalizados para todos os membros da família. Passatempos como jogos educativos, aprendizagem interativa e hobbies baseados em plataformas digitais serão provavelmente comuns. Além disso, as formas de interação com amigos e familiares serão mais virtuais e imersivas, através de experiências de realidade mista, permitindo encontros a distância com uma maior sensação de proximidade.

2. O que será o seu trabalho daqui a 10 anos? Visionando o seu local de trabalho, atividades diárias e colegas.

Daqui a dez anos, o trabalho será fortemente influenciado pelas tecnologias de dados e pela inteligência artificial. A aprendizagem estará cada vez mais integrada no ambiente profissional, com ferramentas de aprendizagem contínua e capacitação dos trabalhadores, através do uso de dados e análises para orientar as decisões diárias. O uso de modelos unificados de dados será uma prática comum nas instituições educativas e outras organizações. O local de trabalho poderá ser virtual ou híbrido, com a utilização de espaços digitais para interações e reuniões, e tecnologias colaborativas que facilitarão uma maior produtividade e personalização das atividades. As tarefas diárias envolverão a utilização de dados para tomar decisões mais informadas, avaliar o desempenho e melhorar os processos de ensino e aprendizagem. Colaboradores de várias áreas, como educação, tecnologia e dados, trabalharão em conjunto em ambientes colaborativos para promover a melhoria contínua.

3. Como está a aprendizagem a ser alterada pela transformação acelerada da sociedade?

A aprendizagem está a ser profundamente influenciada pela aceleração das transformações sociais e tecnológicas, como é demonstrado no relatório da EDUCAUSE. A transição para uma aprendizagem mais interconectada e personalizada é uma realidade crescente. As instituições de ensino estão a integrar dados de forma mais eficaz, com o uso de modelos de dados unificados que ajudam a melhorar a experiência educacional dos estudantes. Este movimento global de adoção de tecnologias como a inteligência artificial e a análise de dados está a criar um sistema educativo mais eficiente, acessível e inclusivo. O modelo de dados unificados será crucial para conectar informações de diferentes fontes, como desempenho académico, histórico de aprendizagem e atividades extracurriculares, proporcionando uma visão mais holística do aluno e permitindo uma aprendizagem mais adaptada às suas necessidades individuais. Além disso, a aprendizagem contínua será facilitada por tecnologias que permitem o acesso a dados em tempo real e a personalização do ensino de acordo com as preferências dos estudantes.

4. O que será o futuro da aprendizagem, daqui a 20 anos? Onde e como aprenderemos?

O futuro da aprendizagem será ainda mais global, digital e acessível. As tecnologias emergentes, como a realidade aumentada (RA), a realidade virtual (RV) e a inteligência artificial (IA), serão amplamente utilizadas para criar experiências de aprendizagem imersivas e altamente personalizadas. A aprendizagem não se limitará mais às salas de aula físicas ou à educação formal tradicional. As plataformas digitais permitirão que aprendamos de qualquer lugar, a qualquer momento, com sistemas que integrarão dados de diferentes contextos educacionais, como escolas, universidades, cursos de microcredenciais e estágios profissionais. O conceito de "aprendizagem contínua" será ainda mais integrado no quotidiano, com dispositivos e sistemas inteligentes adaptando-se às necessidades dos alunos, fornecendo conteúdo em tempo real e permitindo a tomada de decisões informadas sobre o progresso do aluno. Além disso, a aprendizagem será colaborativa e interinstitucional, com universidades, empresas e outras organizações a partilharem dados e recursos para enriquecer as experiências de aprendizagem.

Bibliografia

EDUCAUSE. (2024). 2024 EDUCAUSE Horizon action plan: Unified data models. EDUCAUSE. https://www.educause.edu