segunda-feira, 5 de maio de 2025

3. E-Research | Metodologia de Investigação em Contextos Online: plano de dissertação em pedagogia do elearning








🧭 E-Research | Plano de Dissertação em Pedagogia do eLearning

"Night sky of Joshua Tree National Park" – Imagem sob licença CC PDM 1.0 | Wikimedia Commons

Este espaço serve de ponto de partida para o desenvolvimento do meu plano de dissertação, no âmbito do Mestrado em Pedagogia do eLearning (MPeL). Em regime parcial (2024–2026), o projeto propõe-se a investigar a presença social como elemento estruturante da mediação pedagógica em ambientes virtuais.

📘 Fundamentação Teórica

  • Community of Inquiry (Garrison, Anderson & Archer, 1999, 2010) — modelo que articula presença social, cognitiva e de ensino.
  • Vygotsky (1978) — mediação social e zona de desenvolvimento proximal.
  • Siemens (2005) — teoria do conectivismo aplicada à aprendizagem digital.
  • Tronto (1993) — ética do cuidado como lente para a responsabilidade investigativa.
  • Anderson & Kanuka (2003) — e-research como contexto metodológico contemporâneo.

🎯 Problema de Investigação e Objetivos

Problema: De que forma a presença social contribui para uma mediação pedagógica eficaz em ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior?

Objetivos:

  • Investigar o papel da presença social na aprendizagem online.
  • Analisar a sua influência nas interações aluno-docente e aluno-aluno.
  • Explorar a relação entre presença social e motivação/aprendizagem significativa.

🧪 Metodologia

  • Abordagem: Qualitativa, exploratória.
  • Método: Estudo de caso.
  • Técnicas: Análise de interações em fóruns de Moodle e entrevistas semiestruturadas.
  • Instrumentos: Grelha de análise temática; software de codificação (ex: NVivo).
  • Critérios éticos: Consentimento informado, anonimização dos dados, aprovação institucional.

🗓️ Cronograma Proposto (2024–2026)

Fase Período
Revisão da literatura Setembro – Dezembro 2024
Desenho metodológico Janeiro – Março 2025
Recolha de dados Abril – Junho 2025
Análise e discussão Julho – Novembro 2025
Redação e entrega final Janeiro – Março 2026

🛡️ Considerações Éticas

A investigação será pautada por uma ética da responsabilidade ampliada, à luz de Tronto (1993), com atenção à proteção dos dados, consentimento informado, equidade entre participantes e reflexividade contínua. As práticas seguirão ainda as diretrizes da UNESCO (2021) no que toca à ética digital.

"A investigação em ambientes digitais é, acima de tudo, um compromisso com o cuidado, a escuta e a transformação." — Maria de Sousa Videira

quinta-feira, 1 de maio de 2025

12093_24_01 TEMA 2- TECNOLOGIAS PARA A CRIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

📘 Tema 2 – Tecnologias para a Criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Tecnologias em AVA

Unidade Curricular: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Período: 31 de março a 04 de maio de 2025


🔍 Sinopse e Objetivos de Aprendizagem

A variedade de tecnologias digitais tem impulsionado práticas pedagógicas mais dinâmicas e centradas no estudante. Este tema propõe a exploração do potencial dessas ferramentas na criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), com ênfase não apenas nas funcionalidades técnicas, mas sobretudo nos critérios pedagógicos que orientam sua escolha e aplicação.

A rápida evolução das ferramentas digitais requer uma literacia tecnológica crítica por parte dos educadores, que devem ser capazes de adaptar recursos às finalidades formativas, aos contextos e às características dos estudantes.

🎯 Objetivos de Aprendizagem

  • Explorar tecnologias relevantes para o design pedagógico de AVAs;
  • Selecionar ferramentas digitais adequadas ao contexto e objetivo educativo;
  • Integrar tecnologias síncronas e assíncronas numa lógica formativa coerente.

🗂️ Plano de Trabalho

  • Fase 1 – Autoaprendizagem: 31 de março a 06 de abril
    Estudo individual com leituras, vídeos e atividades reflexivas partilhadas na plataforma.
  • Fase 2 – Fórum de Discussão: 07 a 13 de abril
    Partilha e confronto de ideias com colegas na Sala Virtual 2.
  • Fase 3A – Anotação com VideoAnt: 21 a 27 de abril
    Exploração crítica de vídeo através de ferramenta de anotação colaborativa.
  • Fase 3B – Sessão Síncrona (opcional): Data a definir
    Sessão online para aprofundamento e esclarecimento.
  • Fase 4 – Atualização do Portefólio: 28 de abril a 04 de maio
    Organização e publicação das aprendizagens desenvolvidas ao longo do tema.

💡 Tecnologias Digitais Interativas

Foram analisadas e testadas diferentes plataformas e ferramentas que promovem ambientes de aprendizagem mais comunicativos, personalizáveis e envolventes.

  • Comunicação: Zoom, Colibri, Microsoft Teams, Google Meet, fóruns Moodle
  • Plataformas de ensino: Moodle, Canvas, Google Classroom
  • Anotação colaborativa: VideoAnt
  • LMS com gamificação e feedback: Ferramentas que oferecem visualização de progresso, motivação e personalização.

Publicado por Maria Sousa Videira | Mestrado em Pedagogia do E-learning | Abril 2025