terça-feira, 18 de março de 2025

Diário de Bordo


Diário de Investigação

Imagem criada por IA

Avaliação em Contextos de e-Learning.

Este espaço digital é dedicado à partilha de reflexões, estudos, atividades e projetos desenvolvidos no âmbito da unidade curricular "Avaliação em Contextos de e-Learning", sob a orientação científica da Prof.ª Doutora Lúcia Amante, no quadro do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta.

A avaliação assume, nesta unidade, um papel dinâmico e multidimensional, convocando-nos a analisar criticamente modelos avaliativos inovadores, práticas de feedback formativo e instrumentos digitais de monitorização da aprendizagem em ambientes virtuais.

Com base numa abordagem construtivista e colaborativa, a UC incentiva a produção de conhecimento aplicado, o debate ético sobre a avaliação digital e o desenvolvimento de competências para desenhar estratégias avaliativas mais justas, inclusivas e contextualizadas.

“Avaliar não é apenas medir resultados — é acompanhar percursos, reconhecer aprendizagens e valorizar os processos de construção do saber.”

Ao longo das próximas publicações, convido-vos a acompanhar este diário académico-investigativo, que pretende documentar uma prática pedagógica informada, crítica e comprometida com os desafios da educação digital.

📩 Com estima académica e profissional,
Maria Sousa Videira 🌱

📂 Diário de Bordo – Publicações desta UC

👆 Estes registos fazem parte do e-portefólio individual desenvolvido ao longo do semestre, com base na prática reflexiva e nas atividades propostas na unidade curricular.


🧭 Reflexão Final e Autoavaliação

Ao longo desta unidade curricular, aprofundei o meu entendimento sobre avaliação autêntica, formativa e sustentável, conceitos centrais numa pedagogia centrada no estudante. Através da leitura crítica de autores como Boud e Soler (2015), Swiecki et al. (2022) e Felix & Webb (2024), fui desafiada a repensar o papel da avaliação como processo contínuo de aprendizagem e autorregulação.

A reflexão sobre a integração da Inteligência Artificial no processo avaliativo foi particularmente marcante. A construção do ensaio académico, em coautoria com uma ferramenta de IA, permitiu-me experienciar na prática os desafios éticos, técnicos e pedagógicos deste novo cenário. Compreendi que a IA não deve substituir o professor, mas pode ser integrada de forma crítica para promover feedback individualizado, avaliação entre pares e momentos de reflexão profunda.

As atividades práticas propostas, os fóruns de discussão e os recursos partilhados favoreceram um percurso formativo colaborativo e alinhado com os princípios da avaliação em rede. Aprendi que desenhar avaliações eficazes implica garantir coerência entre objetivos, critérios e instrumentos, mas também sensibilidade aos contextos e perfis dos estudantes. Esta UC deixou marcas profundas na minha identidade profissional como formadora.

🧭 Autoavaliação Individual

Sinto que me envolvi de forma genuína com os temas e desafios da UC, tendo contribuído com reflexões consistentes e participado ativamente nos fóruns. Valorizo a capacidade que desenvolvi para articular teoria e prática, bem como para analisar criticamente as implicações éticas da avaliação digital com recurso à IA.

No entanto, reconheço que posso aprofundar a ligação entre os instrumentos de avaliação utilizados e os contextos formativos concretos em que trabalho. Nos próximos desafios, pretendo ser mais sistemática na recolha de evidências e aplicar com maior intenção os princípios da avaliação formativa e sustentável.


📚 Referências bibliográficas (APA 7 – PT-PT)

  • Boud, D., & Soler, R. (2015). Sustainable assessment revisited. Assessment & Evaluation in Higher Education, 41(3), 400–413.
  • Felix, L., & Webb, M. (2024). Reimagining feedback in the age of artificial intelligence. British Journal of Educational Technology, 55(2), 243–259.
  • Swiecki, Z., Wang, T., & Davis, R. (2022). Authentic assessment and AI: Friend or foe? International Journal of Educational Technology in Higher Education, 19(1), 45–59.
  • Conrad, D., & Openo, J. (2018). Assessment Strategies for Online Learning: Engagement and Authenticity. Athabasca University Press.

Maria Sousa Videira 🌱
Mestrado em Pedagogia do eLearning – Universidade Aberta

MPeL_Avaliação em Contextos de Elearning- início



📝 Introdução

O presente texto insere-se no âmbito da unidade curricular MPeL_Avaliação em Contextos de eLearning, e tem como objetivo central refletir criticamente sobre os desafios contemporâneos da avaliação autêntica no ensino online.

Partindo dos pressupostos da pedagogia construtivista, esta abordagem defende uma prática centrada no estudante, incentivando a participação ativa, a autonomia e o envolvimento significativo ao longo do processo de aprendizagem.


🔍 Desenvolvimento

A avaliação em ambientes virtuais exige metodologias flexíveis, éticas e transparentes, como salientam Conrad & Openo (2018). O uso de portefólios digitais, feedback contínuo e instrumentos diversificados contribui para uma aprendizagem mais reflexiva e integrada, promovendo competências de autorregulação e pensamento crítico.

Mais do que testar conhecimentos, a avaliação online deve ser uma prática formativa, capaz de promover a presença social, o diálogo avaliativo e a cocriação de significado — pilares de uma abordagem centrada no sujeito e ajustada aos ecossistemas digitais.

Assim, os princípios da avaliação para a aprendizagem tornam-se essenciais, desafiando o docente online a agir como facilitador e mediador de experiências avaliativas justas, inclusivas e coerentes com os contextos de e-learning.


✅ Conclusão

A avaliação autêntica em contextos de e-learning exige um planeamento pedagógico intencional, comprometido com o desenvolvimento de competências e com a valorização da diversidade de percursos dos estudantes.

Elementos como a transparência dos critérios, o envolvimento dos alunos na avaliação e o diálogo contínuo entre formadores e formandos constituem práticas fundamentais para garantir a qualidade, a equidade e a relevância no processo avaliativo online.


📚 Referência

Conrad, D., & Openo, J. (2018). Assessment Strategies for Online Learning: Engagement and Authenticity. Edmonton: AU Press.


🧭 Autoavaliação Individual

Este texto representou um momento importante de consolidação das aprendizagens realizadas ao longo da UC MPeL_Avaliação em Contextos de eLearning. Sinto que consegui estruturar o meu pensamento de forma crítica e fundamentada, alinhando a teoria com as práticas que experienciei como formadora em contextos online.

Valorizo especialmente a evolução da minha consciência sobre os princípios da avaliação autêntica e da sua articulação com os ambientes digitais. Sinto que desenvolvi maior sensibilidade para a importância da transparência, da coavaliação e do feedback construtivo.

Reconheço, contudo, que ainda posso aprofundar a aplicação prática de instrumentos diversificados, como rubricas digitais e tecnologias de apoio ao feedback automatizado. Pretendo continuar esse trabalho nas próximas unidades e na construção do meu projeto de investigação.


📚 Referência bibliográfica (Norma APA 7 – PT-PT)

  • Conrad, D., & Openo, J. (2018). Assessment Strategies for Online Learning: Engagement and Authenticity. Athabasca University Press.

Maria Sousa Videira 🌱
Mestrado em Pedagogia do eLearning – Universidade Aberta