quarta-feira, 4 de junho de 2025

🌐 Reconfigurar a Formação: A Pedagogia da Presença em Plataformas e Ambientes Digitais


Ambientação Online e Estrutura da Ação Formativa.

É com entusiasmo que dou início à ação formativa que criei no âmbito da unidade curricular Ambientes Virtuais de Aprendizagem do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta. Intitulada Reconfigurar a Formação: A Pedagogia da Presença em Plataformas e Ambientes Digitais, esta proposta foi desenhada como um laboratório pedagógico online que promove a inovação, a mediação e a presença, enquanto elementos fundamentais na transformação das práticas educativas digitais.

Ao longo deste percurso, procurei estruturar um ambiente de aprendizagem virtual que:

  • Potencie a compreensão crítica da presença social como elemento estruturante da aprendizagem em rede;
  • Estimule a exploração de ferramentas digitais para a criação de ambientes interativos e inclusivos;
  • Valorize a curadoria de recursos com base na intencionalidade pedagógica e diversidade dos públicos;
  • Incentive a análise de ambientes híbridos e imersivos, incluindo redes sociais, jogos e espaços colaborativos;
  • Culmine com a conceção e implementação de uma e-atividade formativa, sustentada em pressupostos pedagógicos sólidos e alinhada com os objetivos de formação.

📝 Primeiras orientações aos participantes:

  1. Ler atentamente o Contrato de Aprendizagem (já disponível em PDF);
  2. Consultar os recursos de apoio disponíveis na plataforma, com destaque para o eBook base e materiais por tema;
  3. Organizar o espaço pessoal de estudo, garantindo uma participação contínua e reflexiva;
  4. Integrar-se nas comunidades digitais de apoio e partilha, desde a ambientação inicial.

🔍 Tema 1: Educação Digital e Ecossistemas de Aprendizagem em Rede.

Nesta primeira fase, promovi uma atividade formativa de reflexão sobre o Plano de Ação para a Educação Digital da Comissão Europeia, em articulação com os conceitos desenvolvidos no Tema 1. Os participantes foram convidados a:

  • Identificar os princípios orientadores do plano;
  • Relacionar esses princípios com os desafios atuais da educação digital;
  • Analisar implicações para a prática pedagógica em contextos online.

🧠 Tarefa proposta no fórum:

Partilhar uma análise crítica ao plano, destacando:
– Potencialidades e limitações em contexto nacional;
– Conexões com o Modelo Pedagógico Virtual da UAb;
– Ideias-chave a integrar no portefólio digital.

Esta atividade visou promover uma reflexão profunda e ativa sobre as direções estratégicas para uma educação digital inclusiva, inovadora e com presença pedagógica real e significativa.


📘 Contrato de Aprendizagem:

📎 Contrato de Aprendizagem

📚 Referências principais do Tema 1:

  • Comissão Europeia. Plano de Ação para a Educação Digital.
  • Moreira, J. A., et al. (2020). Educação digital em rede: Princípios para o design pedagógico em tempos de pandemia.

✨ Reflexão Final

Este percurso desafia-me a reconfigurar a minha própria prática como formadora, promovendo uma pedagogia da presença ativa, crítica e transformadora. É nesta articulação entre pensamento e ação, teoria e prática, que se constrói uma formação digital com sentido e com impacto.

terça-feira, 27 de maio de 2025

Ensaio Académico - Avaliação e Inteligência Artificial

Ensaio Académico - Avaliação e Inteligência Artificial

Avaliação em Tempos de Inteligência Artificial

Ensaio académico em coautoria com Inteligência Artificial

I. O Papel da Inteligência Artificial na Coautoria Académica

Este ensaio foi desenvolvido em coautoria com a ferramenta de inteligência artificial ChatGPT (versão GPT-4, OpenAI)... [texto completo da secção I do PDF]

II. Ensaio Académico

Introdução

A crescente incorporação de tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) no ensino superior suscita uma reconfiguração profunda das práticas avaliativas... [restante texto da introdução do PDF]

O Impacto da IA na Avaliação: Potencialidades e Desafios

Swiecki et al. (2022) demonstram que a IA permite desenvolver sistemas de avaliação adaptativa... [conteúdo completo dessa secção do PDF]

Perspetivas Sustentáveis e Participativas de Avaliação

Boud & Soler (2015) propõem o conceito de avaliação sustentável... [texto completo conforme o PDF]

Convergências Possíveis: IA ao Serviço da Avaliação Humanizada

A IA pode reforçar a avaliação formativa ao gerar feedback automatizado... [texto conforme o PDF]

Conclusão

A inteligência artificial apresenta-se como um catalisador de mudança na avaliação... [restante texto da conclusão conforme PDF]

Referências Bibliográficas

Reflexão Pessoal e Académica

A realização desta atividade revelou-se um processo profundamente enriquecedor, tanto no plano académico como pessoal. A possibilidade de coautorizar um ensaio com o apoio de uma ferramenta de Inteligência Artificial permitiu-me explorar novas formas de pensar, estruturar e desenvolver argumentação académica, sem nunca abdicar da análise crítica e da responsabilidade ética enquanto autora.

Entre os aspetos mais positivos destaco a agilidade na sistematização de ideias, a clareza que a IA ajudou a trazer na organização textual e a riqueza de perspetivas inicialmente sugeridas. A IA funcionou como um verdadeiro parceiro de pensamento — especialmente útil na fase inicial de estruturação e no apoio à síntese de leituras complexas.

Contudo, também identifiquei pontos que poderiam ser melhorados. Por vezes, as respostas da IA apresentavam-se demasiado genéricas, sem a profundidade exigida no contexto de um ensaio académico a este nível. Isso obrigou-me a uma validação rigorosa, cruzamento com os textos de base e reformulação conceptual. Além disso, a sensibilidade contextual e pedagógica esteve sempre a meu cargo, reforçando a ideia de que a IA não substitui a ação reflexiva humana, mas pode potenciá-la.

Esta atividade reforçou o meu entendimento sobre avaliação como um processo ético, dialógico e sustentável. A IA pode, de facto, ser aliada nesse caminho, desde que usada com intencionalidade pedagógica, pensamento crítico e respeito pelos valores da educação humanizada. Saio desta experiência com maior consciência do papel transformador da tecnologia — e, acima de tudo, do papel insubstituível da mediação humana no ato educativo.

Mestrado em Pedagogia do eLearning – Maria de Sousa Videira | Todos os direitos reservados