Ambientação Online e Estrutura da Ação Formativa.
É com entusiasmo que dou início à ação formativa que criei no âmbito da unidade curricular Ambientes Virtuais de Aprendizagem do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta. Intitulada Reconfigurar a Formação: A Pedagogia da Presença em Plataformas e Ambientes Digitais, esta proposta foi desenhada como um laboratório pedagógico online que promove a inovação, a mediação e a presença, enquanto elementos fundamentais na transformação das práticas educativas digitais.
Ao longo deste percurso, procurei estruturar um ambiente de aprendizagem virtual que:
- Potencie a compreensão crítica da presença social como elemento estruturante da aprendizagem em rede;
- Estimule a exploração de ferramentas digitais para a criação de ambientes interativos e inclusivos;
- Valorize a curadoria de recursos com base na intencionalidade pedagógica e diversidade dos públicos;
- Incentive a análise de ambientes híbridos e imersivos, incluindo redes sociais, jogos e espaços colaborativos;
- Culmine com a conceção e implementação de uma e-atividade formativa, sustentada em pressupostos pedagógicos sólidos e alinhada com os objetivos de formação.
📝 Primeiras orientações aos participantes:
- Ler atentamente o Contrato de Aprendizagem (já disponível em PDF);
- Consultar os recursos de apoio disponíveis na plataforma, com destaque para o eBook base e materiais por tema;
- Organizar o espaço pessoal de estudo, garantindo uma participação contínua e reflexiva;
- Integrar-se nas comunidades digitais de apoio e partilha, desde a ambientação inicial.
🔍 Tema 1: Educação Digital e Ecossistemas de Aprendizagem em Rede.
Nesta primeira fase, promovi uma atividade formativa de reflexão sobre o Plano de Ação para a Educação Digital da Comissão Europeia, em articulação com os conceitos desenvolvidos no Tema 1. Os participantes foram convidados a:
- Identificar os princípios orientadores do plano;
- Relacionar esses princípios com os desafios atuais da educação digital;
- Analisar implicações para a prática pedagógica em contextos online.
🧠 Tarefa proposta no fórum:
Partilhar uma análise crítica ao plano, destacando:
– Potencialidades e limitações em contexto nacional;
– Conexões com o Modelo Pedagógico Virtual da UAb;
– Ideias-chave a integrar no portefólio digital.
Esta atividade visou promover uma reflexão profunda e ativa sobre as direções estratégicas para uma educação digital inclusiva, inovadora e com presença pedagógica real e significativa.
📘 Contrato de Aprendizagem:
📚 Referências principais do Tema 1:
- Comissão Europeia. Plano de Ação para a Educação Digital.
- Moreira, J. A., et al. (2020). Educação digital em rede: Princípios para o design pedagógico em tempos de pandemia.
✨ Reflexão Final
Este percurso desafia-me a reconfigurar a minha própria prática como formadora, promovendo uma pedagogia da presença ativa, crítica e transformadora. É nesta articulação entre pensamento e ação, teoria e prática, que se constrói uma formação digital com sentido e com impacto.