domingo, 30 de março de 2025

12093_24_01 TEMA 1- EDUCAÇÃO DIGITAL E ECOSSISTEMAS DE APRENDIZAGEM EM REDE



Cabeçalho do Tema 1: Educação Digital



📚 Tema 1 – Educação Digital e Ecossistemas de Aprendizagem em Rede

Período: 10 a 30 de março de 2025


🧭 Sinopse e Objetivos de Aprendizagem

Vivemos tempos marcados pela transformação digital da educação, impulsionada pelas potencialidades do software social e da aprendizagem em rede. Este novo cenário convida-nos a repensar os modos de ensinar e aprender em ambientes virtuais, exigindo o desenvolvimento de uma didática inovadora que articule saberes científicos, pedagógicos e tecnológicos.

Neste primeiro tema da unidade curricular Ambientes Virtuais de Aprendizagem, propõe-se a construção de um espaço colaborativo de aprendizagem que permita aos estudantes:

  • 📌 Compreender a relevância da Educação Digital e dos Ecossistemas Digitais em Rede enquanto espaços onde coexistem múltiplos ambientes e experiências de aprendizagem.

🗂️ Plano de Trabalho

🔹 Fase 1 – Autoaprendizagem
📅 10 a 16 de março
Exploração autónoma dos recursos (leituras, vídeos, atividades). As reflexões servirão de base para os debates seguintes.

🔹 Fase 2A – Discussão Assíncrona
📅 17 a 23 de março
Participação na Sala de Aula Virtual 1, promovendo diálogo crítico e partilha de experiências sobre os ecossistemas digitais.

🔹 Fase 2B – Sessão Síncrona (opcional)
📅 A confirmar – às 18h00
Sessão via Zoom com cerca de 60 minutos. Espaço para interação direta e esclarecimento de dúvidas.

🔹 Fase 3 – Atualização do Portefólio Digital
📅 24 a 30 de março
Reflexão crítica final e publicação dos contributos no portefólio digital individual.


💡 Refletir sobre este primeiro tema levou-me a reconhecer a importância de planear ambientes digitais que promovam não apenas o acesso à informação, mas também a construção colaborativa do conhecimento, respeitando as dinâmicas em rede e a autonomia do aprendente.

📝 Esta entrada integra o portefólio académico da UC Ambientes Virtuais de Aprendizagem | Mestrado em Pedagogia do eLearning – Maria Sousa Videira

🎥 Ver vídeo complementar: EDUCAÇÃO DIGITAL E DISRUPTIVA

Ícone Portfólio Consulte a versão completa no portfólio digital:


quarta-feira, 26 de março de 2025

Navegação e Recursos da UC – Avaliação em Contextos de eLearning

📊 MPeL – Avaliação em Contextos de eLearning (2025)

Criado com apoio de Inteligência Artificial


📺 Recursos Iniciais

  • 🎥 Vídeo introdutório
  • 📌 Fórum de Notícias
  • 📘 Contrato de Aprendizagem (formato livro)
  • 🗣️ Fórum de Apreciação do Contrato
  • 👤 Fórum de Apresentação
  • 📝 Fórum E-portefólio / Diário de Bordo
  • 🔍 Autoavaliação e Avaliação entre Pares – Fórum (1 mensagem não lida)

🧠 Tema 3 – Inteligência Artificial e Práticas de Avaliação

📅 Período: 05 a 30 de maio

🎯 Competências a Desenvolver

  • Analisar o papel das tecnologias emergentes (nomeadamente IA) na aprendizagem e avaliação.
  • Aprofundar conceitos que sustentam a evolução das práticas avaliativas face aos desafios da IA.

📌 Orientações de Trabalho

A atividade propõe a elaboração de um ensaio crítico e inovador em coautoria com uma ferramenta de IA, explorando a autenticidade, sustentabilidade e envolvimento dos estudantes nos processos de avaliação (feedback, autorregulação, avaliação por pares).

  1. Indicar a ferramenta de IA a utilizar.
  2. Ler os textos sobre IA e escolher um texto adicional da lista “Outros Textos”.
  3. Elaborar um plano do ensaio com estrutura e ideias-chave.
  4. Desenvolver o ensaio (até 2000 palavras).
  5. Incluir uma secção inicial (750 palavras) que descreva o papel da IA no processo: prompts, dinâmica de trabalho e reflexão crítica.
  6. Partilhar o ensaio no fórum da atividade e participar no debate (27 a 30 de maio).

📚 Textos Recomendados


📘 Tema 1 – Avaliação Pedagógica: Caminhos de Mudança

📅 Período: 13 a 28 de março

🎯 Competências a Desenvolver

  • Analisar a evolução do conceito de avaliação pedagógica.
  • Caracterizar a avaliação como processo de apoio à aprendizagem.
  • Estabelecer pontes entre os princípios teóricos e práticas avaliativas na educação superior.

📌 Orientações de Trabalho

  1. Formar pares e registar os nomes no fórum da atividade.
  2. Ler e analisar os textos recomendados.
  3. Redigir um texto de 500 palavras com as ideias principais e articulação entre os textos (até 25 de março).
  4. Debater os textos em fórum (25 a 28 de março).

📚 Textos Recomendados

  • Pinto, J. (2016). A avaliação em educaçãoVer artigo
  • Boud, D. (2020). Retos en la reforma de la evaluaciónVer artigo

💬 Fóruns em Destaque

  • 📢 Fórum da Atividade 3 – 9 mensagens não lidas
  • 📢 Fórum da Atividade 1 – 4 mensagens não lidas
  • 👥 Fóruns por pares: Par A até Par J

Bom trabalho a todos e boa reflexão sobre as práticas de avaliação no eLearning!

🧭 Este painel foi organizado com o objetivo de acompanhar, de forma estruturada e acessível, o percurso realizado na unidade curricular. As atividades, fóruns e leituras aqui apresentados constituem parte integrante do meu diário de bordo e fundamentam as reflexões críticas publicadas ao longo do semestre.