segunda-feira, 31 de março de 2025

Abordagens Pedagógicas em e-Learning

🧭 Plano de Dissertação | Metodologia de Investigação em Contextos Online (UC 12089)

Céu noturno no Joshua Tree National Park
"Night sky of Joshua Tree National Park" – Imagem sob licença CC PDM 1.0

Breve Enquadramento:

Esta página reúne as reflexões, decisões metodológicas e fundamentos teóricos que orientam a elaboração do meu plano de dissertação, no contexto da unidade curricular E-Research: Metodologia de Investigação em Contextos Online, integrada no Mestrado em Pedagogia do eLearning.

A investigação foca-se na construção da presença social em ambientes virtuais de aprendizagem, mobilizando a Teoria da Comunidade de Investigação (CoI) e um enquadramento ético baseado no cuidado, na colaboração e na responsabilidade digital.

Ícone Fórum Tema 3

Ao longo desta unidade, aprofundei os princípios da investigação em ambientes digitais, desenvolvendo competências para:

  • Identificar metodologias qualitativas, quantitativas e mistas aplicáveis a contextos online;
  • Relacionar objeto de estudo com desenho metodológico adequado;
  • Refletir eticamente sobre o papel da investigadora em ambientes virtuais;
  • Adotar uma postura crítica, colaborativa e rigorosa na construção de saber académico.

A presente página documenta esse percurso, reunindo os elementos estruturantes do plano de dissertação: problemática, objetivos, questões de investigação, referencial teórico e opções metodológicas. Este é um espaço em evolução contínua, que acompanhará o progresso do meu trabalho de investigação.

Agradeço a todos os que desejarem acompanhar este processo e contribuir com sugestões, críticas construtivas ou simples partilhas de experiências. A investigação em pedagogia do eLearning exige não apenas rigor técnico, mas também compromisso humano e ético.


📚 Trabalho de Grupo – Equipa Vermelha | Parte 1

        Imagem crida por IA

No âmbito da unidade curricular Processos Pedagógicos em eLearning, partilhamos o resultado da primeira parte do trabalho colaborativo da Equipa Vermelha, onde explorámos diversas abordagens pedagógicas no contexto do e-learning e refletimos sobre o papel transformador do professor online.

Com um abraço digital,

Maria 🌱

domingo, 30 de março de 2025

12093_24_01 TEMA 1- EDUCAÇÃO DIGITAL E ECOSSISTEMAS DE APRENDIZAGEM EM REDE



Cabeçalho do Tema 1: Educação Digital



📚 Tema 1 – Educação Digital e Ecossistemas de Aprendizagem em Rede

Período: 10 a 30 de março de 2025


🧭 Sinopse e Objetivos de Aprendizagem

Vivemos tempos marcados pela transformação digital da educação, impulsionada pelas potencialidades do software social e da aprendizagem em rede. Este novo cenário convida-nos a repensar os modos de ensinar e aprender em ambientes virtuais, exigindo o desenvolvimento de uma didática inovadora que articule saberes científicos, pedagógicos e tecnológicos.

Neste primeiro tema da unidade curricular Ambientes Virtuais de Aprendizagem, propõe-se a construção de um espaço colaborativo de aprendizagem que permita aos estudantes:

  • 📌 Compreender a relevância da Educação Digital e dos Ecossistemas Digitais em Rede enquanto espaços onde coexistem múltiplos ambientes e experiências de aprendizagem.

🗂️ Plano de Trabalho

🔹 Fase 1 – Autoaprendizagem
📅 10 a 16 de março
Exploração autónoma dos recursos (leituras, vídeos, atividades). As reflexões servirão de base para os debates seguintes.

🔹 Fase 2A – Discussão Assíncrona
📅 17 a 23 de março
Participação na Sala de Aula Virtual 1, promovendo diálogo crítico e partilha de experiências sobre os ecossistemas digitais.

🔹 Fase 2B – Sessão Síncrona (opcional)
📅 A confirmar – às 18h00
Sessão via Zoom com cerca de 60 minutos. Espaço para interação direta e esclarecimento de dúvidas.

🔹 Fase 3 – Atualização do Portefólio Digital
📅 24 a 30 de março
Reflexão crítica final e publicação dos contributos no portefólio digital individual.


💡 Refletir sobre este primeiro tema levou-me a reconhecer a importância de planear ambientes digitais que promovam não apenas o acesso à informação, mas também a construção colaborativa do conhecimento, respeitando as dinâmicas em rede e a autonomia do aprendente.

📝 Esta entrada integra o portefólio académico da UC Ambientes Virtuais de Aprendizagem | Mestrado em Pedagogia do eLearning – Maria Sousa Videira

🎥 Ver vídeo complementar: EDUCAÇÃO DIGITAL E DISRUPTIVA

Ícone Portfólio Consulte a versão completa no portfólio digital: