quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Modelos de Educação a Distância-Teoria de Michael Moore

 

Imagem gerada por IA


Teoria da Distância Transacional, concebida por Michael Moore, é uma das abordagens mais essenciais no ensino a distância. De um modo geral, esta teoria indica que a “distância” entre os envolvidos no processo de aprendizagem abrange aspetos adicionais.; portanto, não se refere apenas a caminhos físicos, mas também a questões psicológicas e de comunicação que influenciam a experiência de aprendizagem. 

 Conceitos Principais

1. Distância Transacional: Moore define a distância transacional como a separação entre o aluno e o instrutor, que pode ser influenciada por diversos fatores, incluindo a comunicação e a interação. A distância pode ser física, mas, mais importante, é emocional e pedagógica.

2. Interação: A teoria enfatiza a importância da interação entre alunos e instrutores. Quanto mais interações significativas ocorrerem, menor será a distância transacional. A comunicação de qualidade e o feedback são cruciais para manter os alunos envolvidos e motivados.

3. Autonomia do Aluno: A teoria defende que os alunos devem ter um papel ativo na sua própria aprendizagem. Isso envolve a capacidade de definir objetivos, selecionar materiais e refletir sobre o seu progresso. A autonomia é fundamental para reduzir a distância e aumentar a eficácia da aprendizagem.

“A autonomia do aluno - a segunda dimensão da 
aprendizagem independente” (Moore 1972) 

4. Feedback: Moore destaca a importância do feedback contínuo. Este feedback não apenas ajuda os alunos a compreenderem os seus erros, mas também serve para reforçar a sua motivação e envolvimento.

Implicações Pedagógicas

A Teoria da Distância Transacional tem várias implicações para a prática pedagógica em ambientes de ensino a distância:

- Design de Cursos: Os  Educadores devem criar cursos que promovam a interação e a comunicação, utilizando ferramentas digitais que facilitem a troca de informações.

- Estratégias de Ensino: É crucial incorporar métodos que incentivem a participação ativa dos alunos, como discussões em grupo, fóruns online e projetos colaborativos.

  • Apoio ao Aluno: Oferecer suporte contínuo e feedback regular é essencial para ajudar os alunos a manterem-se motivados e a superarem desafios.

    Deste modo, podemos concluir que a abordagem de Moore é um argumento viável para melhorar a eficácia do ensino a distância por meio de uma estrutura padrão de palestra e comunicação, que puxa a distância preceptiva e promove comunidades de aprendizagem mais fortemente ligadas.

    Teoria da Distância Transacional
    “a educação a distância não é simplesmente uma 
    separação geográfica de alunos e professores, mas, mais 
    importante, é um conceito pedagógico” (Moore, 1972)

Atividade 8



Guião da atividade

data- limite 24/01/25


Parte 1

Cada grupo identifica e justifica, no fórum de discussão, o método de investigação que melhor responde ao problema de investigação apresentado na atividade 6. Por exemplo, vão escolher um estudo de caso, um estudo de investigação-ação, um estudo de tipo survey, um estudo misto, fenomenológico, experimental, etc. Esta justificação não pode ultrapassar as 500 palavras.

Sugiro que disponibilizem novamente no fórum a atividade 6, acrescentando o método de investigação, para que os vossos colegas consigam visualizar os vários passos no desenvolvimento do vosso projeto.

Parte 2

Cada estudante, individualmente, deve escolher um projeto e comentar a adequabilidade do método às questões de investigação apresentadas. Por outras palavras, cada estudante vai avaliar a adequabilidade e clareza do método de investigação escolhido.





Trabalho de Grupo Final 





















Integração das Tecnologias Digitais no Ensino Secundário: Problema e Método de Investigação

por Eduardo Santos - 
Número de respostas: 5

Olá,

Na sequência da Atividade 6, o grupo D expandiu a abordagem ao Problema de Investigação com a inclusão do Método de Investigação detalhado no documento intitulado 20250124 IE T2A6 e T3A8.pdf (em anexo).

Num ficheiro à parte, apresentamos a justificação para a escolha do método no documento 20250124 Justificação do Método de Investigação.pdf.

Resumo do Trabalho

Problema de Investigação:
Identificar os desafios enfrentados pelos professores no ensino secundário para integrar tecnologias digitais nas suas práticas pedagógicas e as estratégias para superar tais barreiras.

Método de Investigação:
Optámos por um estudo de caso instrumental, pois este possibilita a análise detalhada das práticas pedagógicas em um contexto específico. Este método é particularmente adequado para compreender o "como" e o "porquê" da integração de tecnologias digitais no ensino, com foco nas interações entre formação docente, infraestrutura escolar e cultura organizacional.

Justificação do Método Escolhido:
A abordagem de Estudo de Caso permite explorar em profundidade um contexto educativo concreto, oferecendo insights teóricos e práticos relevantes. Utilizaremos uma triangulação de dados, combinando questionários estruturados, entrevistas semiestruturadas, observações em sala de aula e análise documental. Este procedimento assegura uma análise rica e multifacetada do fenómeno estudado, garantindo validade e fiabilidade nas conclusões.

Os nossos objetivos incluem investigar as perceções dos professores, identificar barreiras e propor estratégias para a inclusão eficaz das tecnologias no ensino secundário.

Aguardamos o vosso feedback e sugestões para o aprimoramento do trabalho.

Cumprimentos,
Magna Lourenço (800652), Eduardo Santos (2403205), Maria Videira (1902643)
Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta