📌 Tema 2 – Ambientes Pessoais de Aprendizagem (PLE – Personal Learning Environments)
Período: 7 de abril a 9 de maio de 2025
Resumo académico:
O segundo tema da unidade curricular centra-se na exploração dos Ambientes Pessoais de Aprendizagem (PLEs), entendidos como estruturas organizadas e personalizadas pelos próprios aprendentes para gerir, construir e partilhar conhecimento em rede.
Os PLEs representam uma mudança paradigmática na relação entre o sujeito e o saber, permitindo a apropriação crítica de tecnologias digitais para fins formativos. Esta abordagem integra, de forma ativa e reflexiva, ferramentas, fontes, estratégias e redes pessoais que potenciam a aprendizagem autónoma, contínua e colaborativa ao longo da vida.
Ao longo deste tema, o estudante será convidado a analisar o conceito de PLE, refletir sobre a sua relevância pedagógica e construir a sua própria representação visual e conceptual do seu espaço pessoal de aprendizagem.
🧩 Conteúdos em Foco
- 1. O conceito de PLE: definição, evolução, abordagens pedagógicas e relevância na sociedade em rede;
- 2. Desenvolvimento e utilização do PLE: ferramentas, práticas e estratégias de aprendizagem personalizada;
- 3. Representações visuais: construção de infografias digitais com recurso ao Canva;
- 4. Partilha e debate em rede: interação e comentários no Fórum do Tema 2.
📝 Atividades a realizar
Prazo: até 4 de maio de 2025, às 23h55 (prazo alargado)
- 1. Reflexão escrita (máx. 3 páginas) sobre as questões do Tema 2 (com nome e nº de estudante);
- 2. Criação da Infografia PLE no Canva (com nome e nº de estudante);
- 3. Partilha da Infografia no Fórum Tema 2 para debate colaborativo com os colegas.
📊 Critérios de Avaliação (total: 6,5 valores)
- Reflexão Individual: 3,5 valores – clareza, profundidade, articulação teórica e pensamento crítico;
- Infografia e Partilha: 3 valores – síntese visual e textual, criatividade, clareza e partilha ativa.
A nota final será atribuída numa escala de 0 a 20 valores, tendo por base o somatório dos critérios acima indicados.

"Water droplets suspended on a spider web" – Joshua Tree National Park, CC PDM 1.