quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Atividade 8



Guião da atividade

data- limite 24/01/25


Parte 1

Cada grupo identifica e justifica, no fórum de discussão, o método de investigação que melhor responde ao problema de investigação apresentado na atividade 6. Por exemplo, vão escolher um estudo de caso, um estudo de investigação-ação, um estudo de tipo survey, um estudo misto, fenomenológico, experimental, etc. Esta justificação não pode ultrapassar as 500 palavras.

Sugiro que disponibilizem novamente no fórum a atividade 6, acrescentando o método de investigação, para que os vossos colegas consigam visualizar os vários passos no desenvolvimento do vosso projeto.

Parte 2

Cada estudante, individualmente, deve escolher um projeto e comentar a adequabilidade do método às questões de investigação apresentadas. Por outras palavras, cada estudante vai avaliar a adequabilidade e clareza do método de investigação escolhido.





Trabalho de Grupo Final 





















Integração das Tecnologias Digitais no Ensino Secundário: Problema e Método de Investigação

por Eduardo Santos - 
Número de respostas: 5

Olá,

Na sequência da Atividade 6, o grupo D expandiu a abordagem ao Problema de Investigação com a inclusão do Método de Investigação detalhado no documento intitulado 20250124 IE T2A6 e T3A8.pdf (em anexo).

Num ficheiro à parte, apresentamos a justificação para a escolha do método no documento 20250124 Justificação do Método de Investigação.pdf.

Resumo do Trabalho

Problema de Investigação:
Identificar os desafios enfrentados pelos professores no ensino secundário para integrar tecnologias digitais nas suas práticas pedagógicas e as estratégias para superar tais barreiras.

Método de Investigação:
Optámos por um estudo de caso instrumental, pois este possibilita a análise detalhada das práticas pedagógicas em um contexto específico. Este método é particularmente adequado para compreender o "como" e o "porquê" da integração de tecnologias digitais no ensino, com foco nas interações entre formação docente, infraestrutura escolar e cultura organizacional.

Justificação do Método Escolhido:
A abordagem de Estudo de Caso permite explorar em profundidade um contexto educativo concreto, oferecendo insights teóricos e práticos relevantes. Utilizaremos uma triangulação de dados, combinando questionários estruturados, entrevistas semiestruturadas, observações em sala de aula e análise documental. Este procedimento assegura uma análise rica e multifacetada do fenómeno estudado, garantindo validade e fiabilidade nas conclusões.

Os nossos objetivos incluem investigar as perceções dos professores, identificar barreiras e propor estratégias para a inclusão eficaz das tecnologias no ensino secundário.

Aguardamos o vosso feedback e sugestões para o aprimoramento do trabalho.

Cumprimentos,
Magna Lourenço (800652), Eduardo Santos (2403205), Maria Videira (1902643)
Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta

problema_questoes_investigacao- Trabalho de Grupo



problema_questoes_investigacao

15 de novembro de 2021 • autora -Isabel Huet e Silva
Este vídeo apresenta a explicação sobre " Problema e questões de investigação: introdução" da UC de Investigação em Educação Mestrado em Pedagogia do e-Learning.