Avaliação de Conhecimentos — Tema 1
Módulo I. Contextualização dos Cursos de EFA
Enunciado: Com base nos objetivos que constam no Sistema Nacional de Qualificações (SNQ), fundamente a sua opinião.
Apesar de Portugal ter dado passos importantes na qualificação da sua população, continuamos com um atraso estrutural em relação a outros países europeus. [...]
Conclusão
O SNQ constitui uma estratégia estruturante e indispensável. Permite alinhar Portugal com padrões europeus, reforçar qualificações relevantes e criar melhores condições de vida para os cidadãos. A sua eficácia depende da articulação prática das medidas, mas representa um compromisso com o futuro do país.
Avaliação de Conhecimentos — Tema 2
Módulo II. Enquadramento dos Cursos EFA
Enunciado: Explique o Desenho do Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário (2006) segundo a figura apresentada.
No desenho do Referencial de Competências-Chave, o centro da figura é ocupado pelo “Adulto em situações de vida”. [...]
Conclusão
A análise confirma a pertinência do modelo, ao colocar o adulto no centro e articular áreas de conhecimento, competências técnicas e valores sociais. É um dispositivo coerente com a realidade portuguesa, assegurando percursos úteis, relevantes e alinhados com a sociedade do conhecimento.
Avaliação de Conhecimentos — Tema 3
Módulo III. Características dos Cursos EFA
Enunciado: Em que consistem os referenciais de competências-chave de educação e formação de adultos, quais os seus objetivos e a quem se destinam?
Os Referenciais de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos (RCC-EFA) são instrumentos normativos e pedagógicos [...].
Conclusão
Os RCC-EFA representam um quadro integrador que valoriza a experiência de vida e reconhece a pluralidade de saberes. A investigação mostra que reduzem desigualdades, reforçam cidadania e empregabilidade, sendo um dispositivo estratégico para uma aprendizagem inclusiva e transformadora.
Avaliação de Conhecimentos — Tema 4
Módulo IV. O Mediador EFA
O mediador EFA atua como facilitador e orientador do processo formativo, garantindo a valorização da experiência e o acompanhamento pedagógico do adulto. Para ilustrar esta função, foram produzidos dois trabalhos:
Trabalho 1 — Portefólio Reflexivo de Aprendizagem (PRA)
Documento que organiza a história de vida, as aprendizagens e as evidências do formando, constituindo um instrumento reflexivo de validação e certificação.
📄 Ver PDF completo — Guião PRA
Trabalho 2 — Guia de Utilização do PRA (Formadores)
Guia pedagógico que orienta mediadores e formadores na utilização do PRA, estimulando a autorreflexão, a autonomia e a validação estruturada das competências.
📄 Ver PDF completo — Guia para Formadores
Conclusão
A articulação entre o PRA e o papel do mediador EFA mostra que o processo é mais do que administrativo: é pedagógico e transformador. O adulto é reconhecido como protagonista da aprendizagem, enquanto o mediador assegura coerência, motivação e valorização de experiências, criando percursos que conciliam certificação e identidade pessoal.