terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

O Que é Plágio e Como Evitá-lo?

 

O plágio é a apropriação indevida do trabalho, ideias ou palavras de outra pessoa sem dar o devido crédito. Trata-se de uma violação ética e acadêmica, que pode resultar em penalizações severas, tanto em contextos educacionais quanto profissionais. O plágio pode ocorrer de diversas formas, desde a cópia literal até a reescrita inadequada de conteúdos sem a devida citação.


Tipos de Plágio

🔹 Plágio Direto: Copiar trechos de um texto sem aspas e sem mencionar a fonte.
🔹 Plágio Parafraseado: Reescrever as ideias de outro autor sem citar a fonte corretamente.
🔹 Plágio Mosaico: Misturar trechos de diferentes fontes, alterando algumas palavras, mas sem referenciar os autores.
🔹 Autoplágio: Reutilizar um trabalho próprio já publicado sem indicar que se trata de um conteúdo reaproveitado.
🔹 Plágio de Tradução: Traduzir um texto de outra língua sem atribuir os créditos ao autor original.


Como Evitar o Plágio?

Cite corretamente: Utilize normas acadêmicas (APA, ABNT, MLA, etc.) para referenciar as fontes utilizadas.
Parafraseie de maneira original: Ao reescrever ideias de outra fonte, reformule completamente o texto e cite o autor.
Use aspas para citações diretas: Sempre que copiar um trecho de um texto, utilize aspas e referencie corretamente.
Utilize ferramentas de verificação de plágio: Softwares como Turnitin, Plagscan e Grammarly ajudam a identificar possíveis problemas antes da submissão de um trabalho.
Dê crédito aos autores: Mesmo ao utilizar imagens, gráficos e ideias, é essencial reconhecer a autoria.


Consequências do Plágio

O plágio pode levar a sanções como:

Reprovação em trabalhos acadêmicos
Expulsão de instituições de ensino
Processos legais e indenizações
Perda de credibilidade acadêmica e profissional

Em um mundo digital, onde a informação circula rapidamente, a integridade intelectual se torna ainda mais importante. Respeitar a autoria das ideias fortalece a credibilidade do conhecimento e promove um ambiente acadêmico e profissional mais ético.


Conclusão

O plágio é uma prática antiética que compromete a integridade acadêmica e profissional. A melhor forma de evitá-lo é sempre dar crédito às fontes utilizadas e seguir rigorosamente as normas de citação. No universo digital, onde a informação está acessível a todos, o respeito à autoria se torna um pilar essencial para a produção de conhecimento de qualidade.

📌 Seja um pesquisador responsável! Respeite a autoria e construa conhecimento de forma ética.


Referências

  • American Psychological Association. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7ª ed.). APA.
  • Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. (2019). Ética na investigação científica e integridade académica. Disponível em: https://www.cnecv.pt
  • Moreira, D., & Rocha, M. (2021). Ética e integridade acadêmica na pesquisa científica. Revista Brasileira de Educação, 26(1), 45-60. DOI: 10.1590/S1413-24782021260001
  • Pacheco, J. R. (2018). O plágio no ambiente acadêmico: causas, consequências e prevenção. Educação & Sociedade, 39(142), 329-350. DOI: 10.1590/ES-390142-2018
  • Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). (s.d.). Carta Ética da SPCE. Disponível em: http://www.spce.org.pt
  • Universidade Aberta de Portugal. (2020). Guia de boas práticas para evitar o plágio acadêmico. Disponível em: https://www.uab.pt/boas-praticas-plagio


CORREÇÃO DA ATIVIDADE 3

CORREÇÃO À ATIVIDADE 3  


Atividade 3 - Investigação em Educação

Educação Digital, a Distância e em Rede

A investigação em educação pode ser orientada por diferentes paradigmas epistemológicos, que influenciam a forma como os dados são recolhidos, analisados e interpretados. O presente trabalho analisa duas dissertações na área do eLearning, enquadradas em diferentes paradigmas: uma no paradigma interpretativo e outra no paradigma pragmatista.

A ética na investigação educacional é um fator crucial, exigindo o cumprimento de normas que garantam o consentimento informado e a confidencialidade dos participantes, conforme estabelecido na Carta Ética da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). Assim, a seleção e análise das dissertações levaram em consideração o respeito por essas diretrizes.


1️⃣ Dissertação enquadrada no Paradigma Interpretativo

📄 Título: Os professores e o eLearning para alunos adultos: trabalho individual versus comunidade de prática
🔗 Link: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/746
📌 Autor: Rocha, M.A. (2008)

Esta dissertação adota um paradigma interpretativo, uma vez que busca compreender as experiências e perceções dos professores e alunos adultos no contexto do eLearning. A abordagem metodológica é qualitativa, utilizando entrevistas e estudos de caso como principais métodos de recolha de dados.

O paradigma interpretativo está adequadamente justificado, pois a autora explica os princípios da abordagem adotada e sua aplicação na pesquisa. No entanto, a articulação do paradigma poderia ser mais explícita ao longo do trabalho, evitando que fique apenas subentendida na explicação da abordagem de investigação.

📌 Questões éticas abordadas:
A dissertação inclui uma secção específica sobre ética, enfatizando a proteção da identidade dos participantes e o uso responsável dos dados coletados. O anonimato dos participantes é assegurado e o consentimento informado é mencionado, garantindo que a investigação segue princípios éticos rigorosos.


2️⃣ Dissertação enquadrada no Paradigma Pragmatista

📄 Título: Redes P2P em e-learning
🔗 Link: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/196522/001095268.pdf?sequence=1
📌 Autor: Turcatel, I.O. (2019)

Inicialmente, esta dissertação parecia seguir um paradigma positivista, no entanto, após análise mais detalhada e de acordo com Creswell (2014), verifica-se que está melhor enquadrada no paradigma pragmatista. O pragmatismo combina métodos quantitativos e qualitativos, permitindo uma abordagem flexível e orientada à solução de problemas.

A pesquisa investiga a viabilidade das redes P2P no eLearning, utilizando métodos experimentais e análise estatística de dados (quantitativos), mas também incorpora elementos qualitativos na análise do impacto pedagógico das redes.

O paradigma pragmatista está parcialmente justificado, pois há uma ênfase maior na abordagem quantitativa, enquanto a integração da análise qualitativa poderia ser mais detalhada.

📌 Questões éticas abordadas:
A dissertação contém uma secção específica sobre ética, abordando a importância da confidencialidade dos participantes e do consentimento informado. As diretrizes éticas são respeitadas, garantindo que os dados recolhidos são utilizados de forma responsável e segura.


Conclusão

Os dois estudos analisados exemplificam diferentes formas de investigação em eLearning. A dissertação interpretativa foca-se na compreensão subjetiva das experiências dos participantes, enquanto a dissertação pragmatista combina análises quantitativas e qualitativas para uma abordagem mais holística.

A ética na investigação foi assegurada em ambas as dissertações, garantindo a privacidade e o anonimato dos participantes. Assim, a escolha do paradigma e da abordagem metodológica influencia significativamente a condução e os resultados da pesquisa, destacando a necessidade de um rigoroso compromisso com as diretrizes éticas e científicas.


Referências


Principais Melhorias e Ajustes

Correção da classificação do paradigma da segunda dissertação, conforme apontado pela professora. Agora está corretamente enquadrada como pragmatista.
Explicação mais clara e detalhada dos paradigmas e abordagens metodológicas, evitando ambiguidade.
Melhoria na estruturação da escrita, garantindo maior coerência e fluidez nos argumentos.
Incorporação de referências científicas, fortalecendo a fundamentação teórica do trabalho.